x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.257

Transformção de Sociedade em Empresário

HENRIQUE DA SILVA BANDEIRA

Henrique da Silva Bandeira

Prata DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 08:37

Bom dia colegas.
preciso transformar duas sociedades em empresários individuais, mas acontece que elas ainda são sociedades, eu queria saber se posso retirar o sócio agora e já dar entrada na inscrição de empresário individual, ou se preciso esperar passar o prazo de 180 dias?

Henrique Bandeira .'.
Whats app: (44) 98842-8582
E-MAIL: [email protected]
CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 00:15

Companheiros, estou fazendo uma transformação de sociedade limitada em empresário individual, a unipessoalidade foi aprovada pela junta comercial sem o DBE, agora estou tentando a entrega do DBE só que a RFB não aprovou a última que entreguei voltou com a mensagem:
órgão motivo
RFB ato constitutivo/alterador/extintivo referente a evento informado na FCPJ não encaminhado.


Estive analisando, que no cadastro sincronizado no item:

Evento (Motivo do Preenchimento)
Código do Evento (coloquei)
211 - Alteração de endereço dentro do mesmo município
220 - Alteração de nome empresarial
225 - Alteração de natureza jurídica
244 - alteração de atividades econômicas (primária e secundária)
247 - Alteração de capital social
Quadro de Sócios e administrador - QSA

ou seja, coloquei os eventos acima no DBE, alguém poderia mim orientar onde está o erro, ou só se pode fazer as alterações acima só no segundo DBE?

CLAUDIOMIRO VISENTIN

Claudiomiro Visentin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 09:12

Henrique, bom dia..

Nas transformações de ltda para EI, que fiz, não aguardei o prazo, fiz logo em seguida que o primeiro processo de retirada de um dos sócios foi aprovado pela JUCEPAR. Mas para dar entrada na JUCEPAR como EI, vc deve fazer em paralelo a Transformação da sociedade em EI, ou seja, são três processos no total, o primeiro onde vc retira um ou demais sócios para que permaneça somente um e demais alterações que por ventura precisar, o segundo onde vc transforma a sociedade de um único sócio em EI, e o terceiro o requerimento de empresário, sendo que estes dois últimos devem ser feitos em paralelo, cabe o aviso que deve no requerimento de empresário fazer ou não o pedido de ME ou EPP.

Espero ter ajudado..

ATT

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.