x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 12

acessos 1.085

Projetos e gestão

Regina Magalhaes

Regina Magalhaes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 21:18

Boa noite. Dois engenheiros, um ambiental e outro civil, querem abrir uma sociedade de projetos, gestão, consultoria em suas respectivas áreas. Pelo que percebi, será uma prestação de serviços. Minha dúvida é a seguinte: esse tipo de atividade pode ser optante pelo simples nacional? Se sim, qual seria o cnae? Muito obrigada.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 07:57

Regina Magalhaes
Bom dia

No Portal Contábeis, há uma ferramenta no canto esquerdo da Tela, chamada de Simples Nacional, colocando o código CNAE, ou apenas palavras chaves da descrição da atividade, é possível acompanhar os Cnaes disponíveis, como também se a atividade é permitida ou não no regime do Simples Nacional (Lc 123/2006).

Para acessar, clique aqui: Consulta Cnae

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Regina Magalhaes

Regina Magalhaes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 14:44

Boa tarde,

Consulta cnae é muito ampla e ás vezes até confunde a gente, por acaso vcs tem algum nº pra me ajudar na procura. São projetos e gestao de engenharia civil e ambiental, e posteriormente irão concorrer com licitações. Obrigada.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 08:44

Regina Magalhaes
Bom dia

No Portal Contábeis, há uma ferramenta no canto esquerdo da Tela, chamada de Simples Nacional, colocando o código CNAE, ou apenas palavras chaves da descrição da atividade, é possível verificar se a atividade é permitida ou não no regime do Simples Nacional (Lc 123/2006).

Para acessar, clique aqui: Consulta Cnae

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Regina Magalhaes

Regina Magalhaes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 14:45

Boa tarde Paulo,

Já fui nessa ferramenta e sei que o cnae é permitido. Minha dúvida acho que vc não entendeu, é quanto ás palavras "prestação de serviços, áreas ambiental e civil", se pode haver algum entendimento por parte dos órgãos que analisam o contrato social e impedir o procedimento de opção ai simples nacional. Só não quero correr o risco do contrato social chegar á Junta comercial e ser devolvido. Porque isso há uns tempos atrás aconteceu comigo. Muito obrigada pela atenção.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 15:03

Regina Magalhaes
Boa tarde

No Nome Empresarial somente poderá constar as atividades desenvolvidas conforme o Objeto Social da pessoa jurídica, descrito na elaboração do Contrato de Constituição.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 16:04

Regina,

Boa tarde!!

Vê se enquadra no 7112-0/00 para Consultoria em Engenharia Civil, Naval, Elétrica etc...que contém também engenharia ambiental.

Por ser atividade regulamentada ainda para este ano não pode optar no Simples Nacional.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
Sebastiao Gonçalves David Filho

Sebastiao Gonçalves David Filho

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 16:09

Regina Magalhaes
Sua opção no Simples Nacional é feita de forma eletrônica após a formalização do pedido, sendo assim um dos iténs a ser analisado é o código de atividade economica qual não poderá estar dentro das atividades excluidas pela legilação vigente, qual já consultou no site, conforme mencionado pelo Paulo.

Porém o código indicado acima 82.99-7/99 não é realmente os serviços prestados, pois veja bem suas atividade é a de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE GESTAO E EXECUCAO DE PROJETOS NAS AREAS AMBIENTAL E CIVIL,veja bem:
Quem pode gerir e executar um projeto é um profissional habilitado perante o CREA, ou seja se enquadraria no código abaixo, onde grifado.

7112-0/00 SERVIÇOS DE ENGENHARIA
Lista de Atividades...
Notas Explicativas:
Esta subclasse compreende:
- os serviços técnicos de engenharia, como a elaboração e gestão de projetos e os serviços de inspeção técnica nas seguintes áreas: - engenharia civil, hidráulica e de tráfego
- engenharia elétrica, eletrônica, de minas, química, mecânica, industrial, de sistemas e de segurança, agrária, etc.
- engenharia ambiental, engenharia acústica, etc.
- a supervisão de obras, controle de materiais e serviços similares
- a supervisão de contratos de execução de obras
- a supervisão e gerenciamento de projetos
- a vistoria, perícia técnica, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico de engenharia
- a concepção de maquinaria, processo e instalações industriais,

O que é impedido sua opção pelo Simples Nacional.

Sebastião Gonçalves David Filho
e-Processus Gestão Empresarial
https://www.eprocessus.com.br
fb/eprocessus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.