x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 12.352

Capital integralizado e a integralizar

Ricardo Alexandre

Ricardo Alexandre

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 10:52

Bom dia amigos do Fórum, estou com a seguinte duvida, estou abrindo uma empresa com 2 sócios, e empresa será do simples nacional,com atividade de comercio varejo e o capital social será dividido da seguinte forma:
Sócio 1 - R$ 125.000,00
Sócio 2 - R$ 125.000,00, sendo que
os dois sócios integralizaram somente R$ 25.000,00 cada um, e o restante R$ 200.000,00, a ser integralizado em um prazo de 01 ano, isso consta em contrato social. A minha pergunta é:
1- na integralização do restante do capital terá que ser feita uma nova alteração ou só um documento contábil?
2 - Se passar os 12 meses e não houver integralização do capital, automaticamente o capital social será integralizado?

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 11:04

Ricardo,

Sim para a 1ª pergunta - terá que promover uma alteração contratual; sim para a 2ª.
Interessante que faça constar na cláusula de distribuição do capital, quanto cada sócio possui, integralizado e a integralizar. Caso perceba que o prazo de 1 ano que estabeleceu para integralizar o capital não é suficiente, promova uma alteração contratual estendendo esse prazo.Não terá problemas para isso. Se não o fizer, a Junta entenderá que o estabelecido foi cumprido.

Recomendações

Tamara de Matos

Tamara de Matos

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Processos
há 11 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 11:23

Bom dia Ricardo.

Na verdade, a questão de integralizar, não precisará depois alterar o contrato social.
Pois na clausula do capital social, voce botara lá tipo assim:

"O capital social será do valor de R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) divididos em 250.000 (duzentos e cinquenta)quotas no valor nominal de R$1,00 (um real) cada, em moeda corrente nacional a integralizar no prazo de 12 meses, e destribuidos da seguinte forma:"

Agora da segunda pergunta, eu não sei te dizer com certeza, acho que havera alteração, ou até mesmo a contadora poderá segurar as "pontas" até integralizar mesmo.

Espero ter ajudado!

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade