x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 2.493

Simples da Cultura - Abertura e custos

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 20:35

Oi

Estou com dificuldades para descobrir as etapas para quem quer abrir uma Microempresa - ME optante pelo Simples Nacional.
O meu enquadramento se dá no CNAE/IBGE 9001-9/99 como Produtora Cultural, fiz um curso e li apostila do Sebrae e outra, mas senti falta de uma orientação sobre a resposta que sempre ouço - "Procura um contador"

O que estou buscando é saber qual os trâmites, o que o contador vai solicitar? Tem uma faixa de preço pra abertura? Pagarei mensalmente?

Como Produtor cultural depende de projetos aprovado e patrocínio, como fica o meu período de empresa aberta sem movimentação, pois as construções nesta área se dão num prazo de 6 meses entre o projeto e a execução.

Estou meio perdida neste quesito, estou começando a Produtora em casa, mas no momento só pesquiso viabilidade de projeto e meu plano de negócios.

No quesito contador, o que seria o trâmite correto para que eu saiba se estou sendo bem orientada, pois precisarei de um contador quando tiver o projeto aprovado e sabendo que a pessoa que me orientou foi correta já terei a quem recorrer e contratar para o projeto.

Há muita informação de MEI, apoio a MEI, mas o ME da Cultura é um pouco diferente do ME comercial normal, há um grupo de contadores começando a dar mais atenção nesta área?

agradeço a ajuda.



Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 08:50

O interessante é procurar um contador de sua cidade.

Haverá o custo de abertura e depois os honorários mensais.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Sebastiao Gonçalves David Filho

Sebastiao Gonçalves David Filho

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 13:22

Luciene Marcelino

Sua colocação é sem dúvida de se estudar, e tenho certeza de que muitos amigos do fórum deveriam olhar muito para sua colocação. Pois na grande maioria somos profissionais da área contábil, vou fazer algumas explanações mas não pode ser 100% do que precisa saber já que somos de estados diferentes e os custos são totalmente diferentes:

Gostaria de parabeniza-lá pois de imediato já tomou a decisão correta ao iniciar seu projeto, buscou apoio junto ao Sebrae, vem levantando informações e custos para seu negócio.

O procedimento a ser adotado é o seguinte:
Você terá custos para constituição de sua empresa, que como disse varia de estado para estado, tais como:
- Taxa de registro na Junta Comercial;
- Taxa de emissão do alvará de licença;
- Taxa anual de validação do Alvará de Funcionamento;
- Despesas de cartório para cópias autenticadas e reconhecimento de firma para solicitação do seu C.N.P.J.

Além de uma taxa mensal ao seu contador, pelos serviços executados, você poderá fazer orçamentos pois um escritório tem custos de manutenção diferentes de outros, mas se espante se o valor for muito fora do já orçado.

Vale lembrar que independente de seu faturamento ser em períodos esporádicos sua empresa estará constituída e com obrigações a serem entregues, atualmente boa parte delas são mensais e caso não haja faturamento a mesma deve ser entregue sem movimento, o que se torna uma obrigação ao contador que por sua vez deve receber por isto.

Lembre-se que o melhor amigo de sua empresa será seu contador, converse com ele sobre sua dificuldade de recebimento, estude planos de pagamentos bimestrais ou semestrais, um bom profissional saberá visualizar o crescimento de sua empresa e a melhora nos honorários conforme seu crescimento.

Desejo a você muita sorte no seu negócio.

Sebastião Gonçalves David Filho
e-Processus Gestão Empresarial
https://www.eprocessus.com.br
fb/eprocessus

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 16:30

Muito Obrigada

O caminho ainda é turvo, falta visão do governo para regularizar a profissão de muita gente, pois as empresas não gostam de ver seus custos para atividades culturais se esvaírem em impostos de RPA quando poderia ser MEI, e as peculiaridades do Simples da Cultura que ando lendo e há muito a se avaliar para ar início ao projeto da produtora.

Vou continuar pesquisando, avaliando para dar pé em 2014, e o que descobrir a mais posto aqui...

Este site é do Salazar do SEBRAE-MG, um cara que tem ajudado muita gente a entender mais este "Simples".

http://www.musicaltda.com.br/tag/simples-da-cultura/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.