x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 745

MEI - Formalizações

Raphaela Silva

Raphaela Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Redator(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 20:15

Olá,

Formalizei o MEI em fevereiro, porém não estava exercendo nenhuma atividade, mas pago mensalmente o DAS.
Minha dúvida é: Atuarei na área de marketing digital (prestação de serviços), eu devo ir à prefeitura ou qualquer outro órgão para fazer algum cadastro ou efetivação de algo? Exemplo, prefeitura, receita federal? Ou só a formalização pela internet é o suficiente?
Me disseram que eu precisaria de alvará, é verdade? Preciso ir à prefeitura para emitir esse alvará e também para providenciar notas de serviço? Caso sim, essas notas de serviço podem ser eletrônicas ou tem que se talão? São aquelas avulsas??

Outra dúvida, no certificado do MEI, o campo nome empresarial está meu nome completo e o número do meu CPF e no nome fantasia está meu nome. Tem/posso alterar o nome empresarial com somente o meu nome completo e nome fantasia usar o nome da minha empresa ou não?

Mais uma coisinha... Quando formalizei, me recomendaram a colocar o valor no capital social de R$ 4.000,00, estaria certo isso? O que significa esse capital social?



Obrigada,

Adilson Soares F. de Meira

Adilson Soares F. de Meira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 21:08

Boa noite Raphaela,

Quando você se formaliza como MEI, automaticamente é emitido uma alvará provisório ( 180 dias). Você deverá procurar a prefeitura para a regularização ( Toda atividade a ser exercida, mesmo residencial, deverá ter autorização prévia da prefeitura).
Quanto as notas fiscais, poderá ser talão, porém alguns órgãos, caso você venha a prestar serviços, só aceitam a nota eletrônica. Para a emissão do talão,deverá procurar uma gráfica para a confecção, ela se encarregará de todos os trâmites legais.
Para alteração, no site www.portaldoempreendedor.gov.br você encontra opções.
O capital social representa o valor inicial do investimento na empresa para início das atividades.

Espero ter lhe ajudado,

att,

Raphaela Silva

Raphaela Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Redator(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 14:11

Olá Adilson,

Entendi.

No caso das alterações cadastrais eu posso mudar o nome fantasia? Ou seja, tirar o meu e colocar o nome que estou usando para a empresa?
No caso, como seria esse procedimento? Razão social seria o meu nome e o fantasia o nome da empresa?

Sobre o alvará, não recebi nada. Formalizei em fevereiro deste ano.


Att.,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.