x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 62

acessos 88.620

Empresa de Importação e Exportação

Marcelo da Rocha

Marcelo da Rocha

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Domingo | 23 dezembro 2007 | 01:00

Olá amigos, eu gostaria de saber como faço para abrir uma empresa de importação e exportação pois veio um cliente querendo abrir e como eu nunca abrir empresa desse tipo estou meio por fora, mas ja falei ao cliente que a abertura se dá no cartório de registro de pessoa juridica ele está querendo abrir com mais um sócio mas esse socio dele ja tem uma outra empresa de prestação de serviço e ja falei para ele que não tem nenhum problema com o socio mesmo que ele ja participe de uma empresa, estou certo nessa afirmação e na constituição da empresa em cartório também, outra coisa que eu sei que ela deve ser inscrita tambem nos serviços de alfadega e portuaria pois vai mexer com produtos de importação e ele falou que vai importar produtos quimicos fabricados no japão, pois tenho que ter todo o cuidado e vou acompanhar também essa pois empresa pois tenho medo que ele queira fazer algum tipo de contrabando ou sonegar impostos, do jeito que estão as coisas hoje em dia todo o cuidado e pouco voces não acham pois nunca mexi com importação e vou ter que me acertar com esse novo segmento. Espero por uma resposta rapida pois mandei ele voltar a falar comigo somente em janeiro para dar tempo eu pesquisar melhor. Mais uma vez obrigado pela atenção dada ao meu assunto.

MARCELO ROCHA
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2007 | 17:09

Boa tarde Marcelo.

Encontrei este manual que podera ser útil clique aqui, tem um detalhe que necessita de um esclarecimentos, no caso, a empresa em questão vai apenas intermediar o processo de importação, correto?

Um abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luciano Scalete

Luciano Scalete

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 14 abril 2008 | 12:51

Caros colegas, boa tarde.

Tambem estou com essa duvida, pois tenho uma nova empresa para abrir neste ramo de importação e exportação, e gostaria da ajuda dos colegas.

Esse tipo de empresa é registrado na Jucesp ou Cartorio?
Eu posso enquadra-la no Simples Nacional?

Alem dos orgãos, Jucesp ou cartorio, Receita, Secretaria, Prefeitura, Inss, Caixa, existe mais algum orgão que eu tenha que registrar esse tipo de empresa?


Fico grato pela ajuda de todos os colegas

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 10:15

Bom dia Luciano.


Esse tipo de epresa é registrado nas Juntas Comerciais e pode ser enquadrada no Simples Nacional.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 10:23

Bom dia Luciano,

Olha, você registra como uma empresa normal, vai fazendo o enquadramento de acordo com a atividade da empresa, elabora o contrato social e registra na JUCESP. Pela atividade e faturamento da empresa você irá saber se pode ou não enquadrar no SIMPLES NACIONAL. Primeiro você define qual será a atividade pelo CNAE, veja com os sócios qual a previsão do faturamento, quais os produtos à comercializar e à partir daí você vai qualificando a empresa. Você pode consultar a JUCESP já com estes dados em mãos quanto ao registro se haverá mais algum documento à apresentar, assim como nos demais órgãos, Secretaria, prefeitira e INSS.

Se meus colegas iverem mais informações, peço que me corrijam ou acrecentam mais informações.

Grande abraço

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Jean Araujo Silva

Jean Araujo Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:03

Tenho um cliente que está interessado em comercializar mercadorias importadas da Polônia.
Gostaria de saber os trâmites legais e onde devo me dirigir para "fazer a coisa certa".
Quais os órgãos devo me dirigir para fazer a importação das mercadorias de forma legalizada e quais os trâmites e documentos necessários para fazer isto ???
Meus amigos me ajudem por favor....

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:13

Bom dia Jean,

Veja acima o manual disponivel pelo Luiz José, você vai precisar de um Despachante Aduaneiro para fazer os trâmites legais da importação, veja quais produtos que seu cliente vai importar para que você possa fazer um estudo da tributação dos mesmos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
roberto penna

Roberto Penna

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 18:25

Caro colega

Abra a empresa normalmente na Junta Comercial. Será uma empresa comercial com Objeto Social de Comercio Atacadista ou varejista conforme o caso, comercializando os produtos que especificar no Objeto. Poderá colocar no Objeto "importação e comercio atacadista de ......."
Mesmo se for uma empresa que vai prestar serviços de importação para terceiros (importação por conta e ordem) ela será comerciante. Só não será se fizer apenas trabalhos de assessoria em comercio exterior. Aí será prestador de serviços, mas também registrado na Junta Comercial.

O Problema relevante é a Habilitação no Siscomex. (também conhecido como RADAR)

A empresa só poderá importar ou exportar se for autorizada pela Alfandega (habilitada para utilizar o SISCOMEX)

Para tal voce deverá cumprir uma serie de formalidades as quais voce podera saber quais consultando no site da RFB e a
alfandega da sua localidade

Antes de abrir a empresa, verifique as exigencias, em especial se a empresa vai operar importaçoes acima de US$ 50.000, quando há inclusive planilhas com fluxo de caixa a serem preenchidos para se conseguir o "RADAR".

atc

roberto penna

Roberto Penna

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 16:45

Tania

Boa tarde

Inicialmente você deverá visitar o site da Receita Federal na guia "aduana e comercio exterior".
Lá voce encontrará muita informação importante.
Para registro como exportador a empresa deverá habilitar o representante perante o Siscomex.

No site voce encontra a legislação, no icone Siscomex - informações e dowlods - habilitação responsavel legal.

Leia tudo, veja em qual modalidade a empresa pretende se enquadrar e faça o dowlond dos anexos que terá de preencher.

De qualquer forma será conveniente procurar a alfandega, ou a agencia da RF mais perto e ver aonde são entregues os documentos, e se eles tem algum check-list com a documentação exigida aí no MT, que pode inclusive conter outros documentos não relacionados na legislação que está no site.

Procure um despachante aduaneiro que poderá também ter já alguma informação, ou até mesmo se prontificar a habilitar a empresa para voce.

Estas te ajudaram muito e se tiver dúvidas serão mais especificas.

abraços

roberto penna

Roberto Penna

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 16:51

TAnia,

se quiser também poderá contratar uma empresa comercial exportadora que poderá fazer a exportação para sua empresa. Em geral a exportadora cobra uma pequena comissão proporcional ao valor exportado.

Atualmente não há necessidade de nenhum registro especial para a sua empresa exportar via uma comercial exportadora, e voce enviara a mercadoria para ela totalmente isenta de impostos- como numa exportação direta.

Importante é encontrar uma empresa idonea, que tenha know-how em C.Ext, e agilidade para não atrapalhar seus negocios.

Se quiser posso indicar

abraços

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 14:35

OLá pessoal, estou vivendo as mesmas experiências dos colegas que aqui postaram inicialmente suas dúvidas sobre a abertura de empresas cujo objeto é a importação e exportação de mercadorias.

Recebi a proposta desse cliente há 05 dias (e desde então tenho estudado muito, sobretudo por ser a primeira experiência profissional neste tipo de cliente).

Após estudar muito (isso foi de Receita Federal, a prefeitura e Sefaz/Sp até livros de contabilidade) vim aqui ao Forum em busca do arremate final para me sentir segura em minhas convicções.

E quero parabenizar todos, em especial os colegas Roberto Penna e Gilberto (meu amigo Gil rs) pela presteza e simplicidade com que elucidas os trâmites contábeis.

Obrigada meus amigos, nem preciso fazer minha pergunta rsrs (pq a dúvida estava em torno de poder ser optante pelo Simples e vcs já sanaram rs)

Só vim dizer: obrigada. É por isso que tenho muito orgulho de ser contadora.

Eliseu Paulo Batista de Oliveira

Eliseu Paulo Batista de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 16:31

Ola
Estou reabrindo este tema para pedir a quem conheça o assunto nos ajudar.
Eu moro na Nova Zelandia onde tenho uma empresa importadora especializada em distribuir produtos brasileiros na oceania e sou sócio de uma comercial Exportadora no Rio de Janerio recem criada, devidamente registrada no SISCOMEX etc.
O problema que enfretamos é o de convencer nosso contador que o melhor regime tributario para nossa empresa e o de Lucro Real pois aquela pequena comissão que a Tania comenta acima na realidade é a diferença entre o préço de compra no mercado brasileiro e o de venda pra o cliente externo e este percentual aplicado neste mercado varia entre 5 e 10%
A aplicaçao do calculo do IRPJ e CS pelo regime de lucro presumido a meu ver é impraticavel.
A pergunta é: Minha assessoria esta correta ou errada ao insistir em enquadrar nossa empresa no regime de Lucro Presumido e porque.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 14:06

Olá Eliseu!

Olha, esta é uma análise que deve ser feita diretamente na sua empresa de posse dos documentos, analisando balanço, faturamento e todas suas operações comerciais.

Sugiro que consulte um outro contador para que você possa sanar suas dúvidas de forma mais segura.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Eliseu Paulo Batista de Oliveira

Eliseu Paulo Batista de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 14 anos Sábado | 19 setembro 2009 | 20:26

Obrigado Gilgerto
Temo nao ser possível fazer a referida análise pois a empresa no Brasil sequer encerrou seu primeiro ano fiscal.
Nossa discussão com a assessoria contábil é que temos que optar por um regime tributario e a de Lucro Presumido nao nos Parece a mais adequada. Nosso cáculo é simples - corrija-me se eu estiver errado.

Lucro presumido = Recita Bruta X 32% X 15%
Isso é igual a 5.28 % da receita bruta.
Ora se o nosso resultado operacional é de 9% do valor das as vendas, nossa aliquota de IR é 52.8%, sem falar na contribuiçao social.
Senao vejamos: compro 100.000
exporto por 110.000
lucro Bruto 10.000

Lucro presumido = 110.000 X32% X 15% = 5.280

Isso, consideranto nossos calculos corretos, nao deixa margem para discussão - o regime tributario tem que ser o de Lucro Real para as Empresas Comerciais Exportadoras e Tradings



ELAINE POLATO

Elaine Polato

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 14:13

boa tarde

gostaria de esclarecer uma duvida, vejo que este forum é muito esclarecedor e tirou muitas das minhas duvidas, nesta área de comercio exterior. estou com um cliente que ja tem uma empresa de asses. e consultoria em comecio exterior, e agora ele tambem pretende importar e exportar mercadorias em geral, vou estar fazendao uma alteração em seu contrato adequando -o a comercial importadora exportadora, estou correta? e outra dúvida seria se tenho que especificar em seu objeto, qual mrecadorias serão importadas e exportadas??

desde já muito obrigada

elaine

Cleyton Jardim

Cleyton Jardim

Bronze DIVISÃO 4, Comércio Exterior V - Master
há 14 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2009 | 11:30

Olá Prezados sehores, muito bom dia! primeiramente envio minhas felicitações de ótimas festas, e espero que o Natal de todos tenha sido com muita saúde e paz!

Bem, noto que várias pessoas tem dificuldades na área de comércio exterior, então coloco-me a disopoção de cada um que precisar desse tipo de assessoria, pois, sou despachante aduaneiro aqui em Santos. No caso de Habilitação no Radar e acesso aos sistemas, desembaraço aduaneiro de importação e exportação, certificados e emissão de documentos, logística , reserva de frete e tudo mais que envolve o envio e recebimento de mercadorias seja para import ou export.

agradeço a todos e aguardo vossos contatos, estou a disposição.

sds,

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 14 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 08:22

Bom dia, Prezados!

Excelente topico. bem esclarecedor.

Saudações.
Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Jair Crispiniano Santos Bittencourt

Jair Crispiniano Santos Bittencourt

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 14 anos Sábado | 27 fevereiro 2010 | 07:21

Cleyton Jardim, Bom dia.

E a todos também.

Minha dúvida é a seguinte...

Estou querendo abrir Empresa relacionada a importação de produtos de informática, em geral. Hardware, Laptops, Para venda direta e indireta (comercio eletronico).

E especificadamente da linha Apple, e Hardware para Entusiastas e outros tipos de produtos eletronicos em também.

Quais os procedimentos serem tomados para registro dessa empresa, quanto a contrato social, melhor opção de abertua individual ou ltda? processos de habilitação do radar etc..

Desde já fico grato.

Att,

Jair.

Cleyton Jardim

Cleyton Jardim

Bronze DIVISÃO 4, Comércio Exterior V - Master
há 14 anos Domingo | 28 fevereiro 2010 | 13:51

Boa tarde Prezado Jair.
em primeiro lugar muito obrigado pelo contato e saber que tem interesse em import/export.
é o seguinte, embora ainda seja de grande desconhecimento das maioria dos empresários brasileiros a importação e exportação é uma grande chave para a expansão de seus negócios, e é bom saber de seu interesse e salientarei abaixo alguns aspectos.
É importante saber que temos um trabalho maciço pela frente, porém nada de misterioso. o segmento escolhido é muito interessante, já que temos grandes fornecedores de hardwares nos EUA e CHINA, então por aí já observamos que temos campo de compra externa. com relação a empresa o que se deve atentar é para o que se prentede importar, ela até pode ser uma simplificada desde que os valores importados justifiquem, ex.: capital social R$10.000,00 - valor importado no primeiro semestre USD 150.000,00, note a discrepância, neste caso teríamos problemas com a receita.
então observe que não importará se for uma simplificada individual ou uma LDTA (sociedade). o que devese ter em mente é o montante a ser importado, o que vc vai querer girar de mercadorias? qual valor estinado das importações? mediante esses dados vc terá os parâmetros para abrir a sua empresa e contituir o capita social. Outra coisa é que existem algumas peças que tem defesa comercial quando originárias de alguns países, isso não sei te precisar agora pois necessita de uma pesquisa muito mais profunda. são casos de antidumping, e em geral quando existem essas aplicações a importação passa a não ser interessante, contudo isso é para uma pequena parcela de ítens.
no mais, é apenas uma questão documental, junta-se documentos completos de informações da empresa, comprova-se constituição de capaital social, nomeia-se um despachante aduaneiro (por ex. eu...rsrsrs) e aguardamos de 25 a 45 dias, e bem vindo ao mundo do COMERCIO EXTERIOR.
Bem, espero ter sido direto e caso queira conversar mais, meu escritório aqui em santos estará de portas abertas a vc.



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter oferta de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Cleyton Jardim: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

claudio marcio dos santos

Claudio Marcio dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 20:46

Boa Noite Cleyton
Gostaria de tirar algumas duvidas sobre comercio de importação e exportação e também sobre o serviço de despachante aduaneiro.
Queria que me esclarecesse quais são os tramites para a abertura da empresa, como contratar o despachante, se vc tem idéia dos custos da empresa e se a contabilidade da empresa muda muito.
Aguardo sua resposta

Muito obrigado!

Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Produtor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 17:49

Bom dia a todos!

Gostaria de fazer umas perguntas para o Cleytom Jardim em especial por crer q ele ja tenha pego alguma situação parecida.

Bom, vamos la!!! morro na França e minha familia é produtora de plantas, arvores e pedras para jardim; e eu desejo criar em São Paulo uma empresa comercial de import/export neste segmento.

Desejo importar palmeiras grandes do Egito para São Paulo?
E Exportar Pedras de jardim de São Paulo para França?

fui me informar no Ibama, e no ministerio da agricultura e eles ficaram passando de um para o outro (o fito sanitario)e acabei não sabendo oque fazer; espero que possam me ajudar para eu começar ja com o pé direito, lembrando que as palmeiras são grandes de 2ton e terra estrangeira.


Li o forum e me exclareceu muitas das minhas duvidas da criação de empresa; e quero desejar um muito obrigado a todos por serem tão simpaticos...

Cordialement merci
rsrs

Ricardo Luiz Bussacro

Ricardo Luiz Bussacro

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 16 março 2010 | 21:59

Boa noite a todos,

Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas.

Pretendo abrir uma empresa, a priori, para importação de suplementos nutricionais.
O objetivo é apenas intermediar o negócio, onde o cliente compra em minha loja (site) e o produto é enviado diretamente a ele, dos EUA para o Brasil.

Uma questão que me surgiu:
Levando em conta que a empreas apenas intermediará o negócio e a responsabilidade de qualquer eventualidade com a receita federal será unica e exclusivamente do cliente, precisa necessariamente ser uma empresa importadora?

Seria algo parecido com o http://www.compredachina.com/ só que em outro ramo.

Agradeço desde já qualquer ajuda!!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 07:53

Bom dia Ricardo Luiz Bussacro!!!



Estive olhando sua mensagem "Postada Domingo, 21 de março de 2010 às 11:38:48":

Alguém?


Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum. Lá você verá que o Fórum Contábeis "É um espaço de discussão pública. No fórum geralmente é colocada uma questão, uma ponderação ou uma opinião que pode ser comentada por quem se interessar. Quem quiser pode ler as opiniões e pode acrescentar algo, se desejar (grifos meu)".

Para que alguém possa nos ajudar, é necessário que tenha, no mínimo, 03 requisitos: Tempo disponível, conhecimento sobre o assunto e ainda vontade em ajudar.

Desta forma, de nada adianta ficarmos postando "cobrança" pela ajuda e, isto também está definido nas Regras do Fórum:
"16 - O Fórum Contábeis NÃO é um serviço de consultoria gratuita, é um espaço para troca de informações e interação entre profissionais da área. Por isso não cobre a resposta da sua pergunta".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Cleyton Jardim

Cleyton Jardim

Bronze DIVISÃO 4, Comércio Exterior V - Master
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 22:48

Olá Prezado Ricardo Luiz Bussacro. na verdade sua intenção é muito boa, mas existem algumas disparidades que devem ser levadas em conta. a primeira delas é que não basta apenas voce "intermediar" a venda, pois já que você "comercializa" um determinado produto, responderá por ele. para que seja feita uma ponte direta entre fornecedor e comprador final sem a sua atuação direta (apenas como intermediador) em determinado moemnto este comprador final perceberá que não precisa muito de você, certo?
aí saímos um pouco da grande sacada da importação. agora se você identificou um produto de grande oportunidade de comercialização, entre em contato com essa empresa e tente o fornecimento direto a você, ou se conseguir dependendo dos volumes de compra, tente uma representação dos produtos deste fabricante. essa seria a melhor saída mesmo. espero ter contribuído. bons negócios.

sds,

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.