x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 972

Escritório Contábil Individual

Charles Fenske

Charles Fenske

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 23:52

Senhores, boa noite!

Procurei no fórum durante algumas horas, mas não encontrei nenhuma discussão que me sanasse essas dúvidas, então se for possível me auxiliarem nisso.

Eu e minha mulher somos contadores e vamos abrir um escritório de contabilidade, porém, somos casados pelo Regime de Comunhão Universal de Bens, com isso, não podemos abrir uma LTDA sendo somente nós os sócios.

Dessa forma, a segunda opção é por abrir como Empresário Individual ME, para optar pelo Simples Nacional.

Para isso, temos uma decisão a tomar, o escritório seria registrado no nome de qual dos dois?

- Como minha mulher assumirá a frente do escritório, a primeira opção é fazer no nome dela, porém, temos veículo que queremos colocar como entrada de capital para a empresa, mas esse veículo está no IRPF do meu CPF, como os demais bens da família. Considerando o casamento por comunhão universal e que na minha declaração eu informo os dados e rendimentos do cônjuge (não dependente), há possibilidade de dar entrada no CNPJ, sem fazer uma espécie de venda, só dando baixa na minha declaração?

- Se a melhor opção for registrar a empresa no meu CPF, principalmente por conta do veículo, haveria algum problema em atribuir em Contrato Social que a administração da sociedade será realizada por minha mulher, registrando ela como funcionária, assim como colocando o CRC dela como responsável e não o meu?

Conto com o auxílio de vocês para eliminar essas dúvidas.

Att.

Charles

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 15:40

Charles, no meu entendimento se o veiculo está no seu nome é melhor que a empresa também seja aberta em seu nome, já que no empresario individual os bens do empresario são os bens da empresa e vice versa, já que o veiculo é o capital social nada mais coerente que abrir em seu nome.

No empresário individual não existe outro responsável ao não ser o empresário, já que ele carrega o nome da empresa.

Se vocês tiverem filhos seria interessante abrir uma LTDA com algum deles sendo sócio, assim registrava o carro no nome da LTDA e ficaria bem menos complicado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.