x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 12.977

Mais de um CNAE e mesmo CNPJ

Rubem de Andrade e Silva

Rubem de Andrade e Silva

Bronze DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 23:47

Prezados amigos, tudo bem?
Hoje, possuo uma empresa ME, com o CNAE:
>> 70.20-4-00 - Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica

Preciso alterar as atividades da minha empresa para atividades de varejo em informática, bem como serviços de manutenção, utilizando os seguintes CNAEs + o CNAE acima:
9511-8/00 - REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E DE EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS
4751-2/01 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
8211-3/00 - SERVIÇOS COMBINADOS DE ESCRITÓRIO E APOIO ADMINISTRATIVO

Observação: O CNAE 70204-00 não pode ser inscrito no SIMPLES, os outros podem.

Dúvidas:
Inscrita em todas estas atividades, minha empresa poderá participar do SIMPLES, mesmo tendo uma atividade impeditiva?
Se sim, quando for prestar serviço de Consultoria, como poderei diferenciar a forma de tributação?

Espero que minhas dúvidas estejam claras. Fico no aguardo de um apoio.
Obrigado.

RUBEM ANDRADE
THALES OLIVEIRA DE PAULA

Thales Oliveira de Paula

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 08:00

Prezado Rubem, bom dia!
Até pouco tempo, não havia impedimento se a atividade vedada no Simples Nacional não fosse a principal. Após a publicação da Lei complementar 123/06, a vedação ao simples se estendeu para as atividades secundárias. Portanto, infelizmente, sua empresa não poderá ser optante pelo Simples Nacional se está atividade impeditiva figurar no seu objetivo social.

Rubem de Andrade e Silva

Rubem de Andrade e Silva

Bronze DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 08:38

Legal! Muito obrigado pela ajuda, Thales e Paulo.

Sendo assim, posso ter 'n' atividades figurando no objeto social e só participarei do SIMPLES se todas elas forem atividades permitidas.

Agora, eu posso ter atividades de Anexos diferentes em meu objeto social? Por exemplo:
Atividade 4751-2/01 é do Anexo I
Atividade 9511-8/00 é do Anexo III
Atividade 6203-1/00 é Ambígua e pode estar prevista no Anexo V.

Como procedo com a tributação de serviços e produtos diferentes?

Mais uma vez, obrigado :)

RUBEM ANDRADE
Wilson Ferreira

Wilson Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 16:18

Prezado Rubem, boa tarde!

Sim você pode ter vários CNAE's em seu objeto social, independente do enquadramento no SIMPLES, (para enquadramento todas atividades devem ser permitidas ou não proibídas)preencha exatamente igual no sincronizado RFB.

Quanto à tributação você precisará ter todas as receitas segregadas por CNAE, (comércio, prestação de serviços e outros), pois quando do preenchimento do PGDAS-D, os valores serão pedidos em abas diferentes, conforme o enquadramento nos anexos.

Wilsoncontabil-MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.