x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.889

Alteração de sociedade com sócio falecido.

Gizelle Dias

Gizelle Dias

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contratos
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 09:39

Bom dia.
Estou fazendo uma alteração onde o sócio faleceu. O novo contrato vai alterar sócio, endereço e atividade. Já foi feito o formal de partilha junto com o inventário, e no formal de partilha as quotas do falecido ficou para 4 filhos, sendo que um filho já era sócio da empresa e vai continuar sendo e vai ser o espólio ,o restante não tem interesse. Nessa nova alteração o neto, filho do sócio que vai continuar vai entrar na sociedade. Estou com dificuldades de como fazer o contrato, devo fazer as alterações juntas ou faço primeiro a alteração de sociedade e depois o restante? E como informo no contrato os sócios que estão no inventário mais não vão continuar?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 11:20

Vou dividir em partes. Você faz parágrafos longos e mistura vários assuntos:


Estou fazendo uma alteração onde o sócio faleceu. O novo contrato vai alterar sócio, endereço e atividade.

R- OK.

Já foi feito o formal de partilha junto com o inventário, e no formal de partilha as quotas do falecido ficou para 4 filhos, sendo que um filho já era sócio da empresa e vai continuar sendo e vai ser o espólio ,o restante não tem interesse.

R- Você usa o formal de partilha e no introito faz a transferência das quotas dos herdeiros que não querem participar para o sócio que deseja.

Se já feito formal de partilha, não se fala mais em Espólio.

Nessa nova alteração o neto, filho do sócio que vai continuar vai entrar na sociedade. Estou com dificuldades de como fazer o contrato, devo fazer as alterações juntas ou faço primeiro a alteração de sociedade e depois o restante? E como informo no contrato os sócios que estão no inventário mais não vão continuar?

R- Faça todas as explicações no introito e depois faça uma consolidação. Uma única alteração.



SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 12:08

Mais ou menos assim:

Os herdeiros w,x,y e z (qualifica-los) receberam como quinhão na partilha do inventário de..... conforme formal de partilha expedido pelo juiz da..Vaa......no processo....., (tantas) cotas do capital da empresa e como não desejam participar da sociedade, cedem e transferem para o sócio ..... todas as cotas recebidas, passando o sócio... a ser titular de ....cotas do capital.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.