x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.652

Integralização de Bens

Cristina

Cristina

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 19:11

Olá pessoal surgiu mais uma dúvida, agora quanto a integralização do capital:
Abri a empresa de loteamento de terrenos urbanos, o capital social dessa empresa os sócios colocaram as terras do loteamento, agora a prefeitura esta pedindo alguns documentos, entre eles a integralização de capital, nesse caso - primeiro tenho que esperar a transferencia do cartório de imoveis transferir e fazer o registo de PJ p/ PJ ou já posso fazer o balanço de abertura integralizando o capital?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 20:23

1. Não entendi direito a sua pergunta, se puder ser mais específica.
2. Quando você integraliza o capital com imóveis e após o registro do contrato social na junta, já pode ir até o cartório de registro de imóveis e pedir o registro dos mesmos, ou seja, que os lotes sejam transferidos para a empresa.
3. O contrato registrado é o documento hábil para isso, não precisa de escritura. Vai precisar somente da CND da prefeitura. Geralmente, a prefeitura vai cobrar o ITBI, pois os imóveis destinam-se à venda. Somente há isenção de ITBI quando não tem essa finalidade.
4. Neste caso os imóveis irão fazer parte do estoque da empresa - bens destinados a venda.

APARECIDA MOTA
Cristina

Cristina

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 10:45

Obrigada Aparecida!

Retificando a pergunta - a minha dúvida é quanto a ordem dos fatos, ou seja, mesmo que o cartório de imoveis não tenha concluido o registro (eles pediram 30 dias de prazo para fazer a transferencia)eu posso fazer os lançamentos contabeis e entregar na prefeitura? Esta correto?

zanni contabilidade

Zanni Contabilidade

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 17:32

Boa Tarde!

Preciso alterar um capital social de uma empresa, cujo o aumento será através de um terreno de propriedade comum dos dois sócios que são casados. Além da esposa e do esposo, fazem parte da sociedade 03 filhos. O capital é distribuído 96 para o marido, 1% para a esposa e cada filho. Como para o aumento do capital vai ser usado o bem dos cônjuges, e o valor de cada um é calculado em cima do capital cheio. Como proceder com os valores dos demais sócios?

o valor do capital alterado vai ser de 2.071.456
os filhos não usaram nada para aumentar o capital. Como fica o valor deles? aumenta-se também?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 23:19

Cristina, quanto aos lançamentos contábeis, pode fazê-los sim, pois a data da integralização de capital é a data do registro do contrato.
Quanto a prefeitura o que eles pedem é a matrícula que comprova a titularidade o imóvel.

Zanni - Quanto ao terreno para aumento de capital, poderá colocá-lo como capital do casal e quanto aos filhos, poderá fazer em caráter de doação.Ex: Fracione o terreno e calcule 1% do valor a ser doado - lembrando que deverá pagar o ITCMD. Talvez seja melhor completas a parte dos filhos em dinheiro. Estudo a melhor opção.

APARECIDA MOTA
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 08:52

Zanni, coloca que o capital está integralizado e o valor das quotas deles aumenta pois o capital tambem aumenta então fica 1% sobre o valor do capital integralizado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.