x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.140

Abertura e Legalização

CÍNTIA VIEIRA

Cíntia Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 14:01


Boa tarde a todos!!!


Quais os procedimentos para abertura e legalização de uma empresa de confecção de roupas? Essa empresa pode ser enquadrada como empresa de pequeno porte (EPP) e no simples nacional? Ela pode ser uma prestadora de serviços? Já que outras empresas contratam essa confecção para que a mesma monte as roupas.




Desde já agradeço.


Att,
Cíntia Vieira

HENRIQUE DA SILVA BANDEIRA

Henrique da Silva Bandeira

Prata DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 15:39

Boa tarde
sua empresa pode ser enquadrada como ME, além que vc precisa fazer a busca do CNAE e ver se o mesmo se enquadra no simples.
sim, ela pode ser prestadora, embora a nota fiscal será diferente e provavelmente a alíquota também.
a abertura começa com vc selecionando o cnae e pesquisando se o mesmo se enquadra no simples, após isso se será Empresário Individual, Eireli, ou Ltda.
dependendo sua região aconselho a consultar a viabilidade da prefeitura antes de dar inicio no processo.
após isso vc deve ter a inscrição estadual, e por ultimo o alvara, e ai poderá fazer a opção do simples.

antes de registrar na junta vc deve efetuar a viabilidade de nome.

Henrique Bandeira .'.
Whats app: (44) 98842-8582
E-MAIL: [email protected]
Celso Ricardo Justen Mussi

Celso Ricardo Justen Mussi

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 15:28

Prezados aproveitando o tópico aberto, gostaria de tirar algumas dúvidas. Estou com uma empresa que atua no ramo de artes marciais. Essa empresa já possui um cnpj e foi constituida em 06.12.2013, com os cnaes referentes a : Produção e promoção de eventos esportivos e outras atividades esportivas não especificadas anteriormente. A principal receita dessa empresa vêm das mensalidades do alunos e comercialização de materias esportivos e suplementos. Minha primeira pergunta é : Tenho que colocar no cadastro do cnpj os cnaes referentes à escola de artes marcias e comercialização de produtos ?

A empresa funciona em uma associação, que é o mesmo proprietário da empresa de artes marciais, sendo que as duas não tem alvará de funcionamento. Tenho que entrar com o pedido de alvará para as 2 empresas, sendo que para a associação apenas inscrição municipal e para escola de artes marcias, tanto o municipal e estadual ?

Amigos, conforme o amigo Henrique bem explicou, tenho que tirar primeiro a inscrição estadual para depois entrar com a municipal e assim dar entrada no simples ? Será que consigo dar entrada no simples à tempo ? Os Srs. têm alguma dica ?

AMigos, como faço para dar entrada nessas incrições ?

Desde já obrigado pela atenção.

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 15:51

Celso, Primeiramente se ela comercializa produtos ela tem que possuir um CNAE de venda.
Segundo as duas empresas tem que ter alvará de funcionamento, independente se é no mesmo local, cada empresa deve possuir a sua.
A inscrição estadual sai automática com o CNPJ , apenas a Inscrição municipal que se deve apresentar os documentos de constituição para possuir.
O Simples Nacional não depende do município para dar entrada, basta fazer o pedido e esperar que eles enviem uma posição sobre a entrada da empresa nesse regime.

Celso Ricardo Justen Mussi

Celso Ricardo Justen Mussi

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 16:10

Marcelo,

aproveitando suas respostas, gostaria de saber :

- Como consulto no cnpj da empresa se ela já têm a inscrição estadual ?
- Quando vou finalizar o cadastro no simples o site me pergunta se me resposabilizo pelas informações e se dei entrada nas inscrições. Como ainda não fiz isso, será que não é perigoso finalizar a inscrição ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.