x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 3.337

Abrir um MEI, sendo aposentado com renda maior ao limite do

Thiago Oliveira Martins

Thiago Oliveira Martins

Iniciante DIVISÃO 1, Acabador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 19:10

Amigos, peço desculpas se posto no lugar errado, é meu primeiro post.

O senhor meu pai recebe renda de aposentadoria e aluguel. Estes somam mais que 7 mil ao mês. Quando fomos abrir um MEI pedindo ajuda a um Contadora esta disse que não poderia ser MEI (microempreendedor individual), apenas ME (microempreendedor), pois as somas da renda do meu pai ultrapassaria o limite do MEI (60 mil ao ano). Achei isso estranho, pois o que ele recebe como PESSOA FÍSICA será declarado separadamente do que ele receber como PESSOA JURÍDICA - MEI. E como ME ele terá que pagar bem mais para essa contadora.

Ele quer apenas um MEI para ter o CNPJ, ou seja, não terá renda/receita por ela.

Por favor, alguém me ajude.

EVERSON CARDOSO DOS SANTOS

Everson Cardoso dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 10:33

Thiago, não vejo problema seu pai abrir uma empresa no MEI,
Seu pai não poderá ser aposentado por invalidez, por que não teria logica o labor dele perante a empresa.
Quanto a renda deve ser declarada pela pessoa física no IRPF, não pela pessoa jurídica.
Agora se possui alguma situação na parte previdenciária quanto a aposentadoria, seria bom consultar uma nova contabilidade na área Dept Pessoal.

JOSÉ CARLOS PREVIATO

José Carlos Previato

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 10:43

Bom dia

A legislação do MEI menciona que o faturamento da pessoa juridica não poderá ultrapassar R$ 60.000,00/ANO ou R$ 5.000,00/MES.
Quanto à outras rendas da pessoa fisica, entendo que não é relevante, pois são coisas indenpendentes.

Recomendo que veja no portal do MEI as restrições.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.