x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.779

Obrigatoriedade de Contabilista no CadSinc

saulo

Saulo

Iniciante DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 18:00

Boa tarde a todos!

É certo para mim a importância do profissional contabilista ao longo da vida de uma empresa. E tenho profundo respeito por quem exerce a profissao. So que pretendo contrata-lo quando a empresa ja estiver dando lucro, pois o capital esta curto agora.

Estou preenchendo o formulario do Cadastro Sincronizado (CadSinc) - coleta web - e eles pedem o CPF e outros dados do Contabilista. Pergunto: posso avançar sem contratar um contabilista para criar minha empresa (sociedade limitada) ? Existe algum manual que ensina como preencher o CadSinc?

Desde ja grato pela atençao.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 18:33

Saulo
Boa tarde

Por força de lei, exceto o Microempreendedor Individual - MEI (empresário com receita bruta de até R$ 60 mil no ano), todas as empresas são obrigadas a manter serviços de contabilidade permanentemente.

Portanto, não importa se a empresa esteja com seu faturamento alto ou baixo, ela necessariamente tem que ter contabilidade. Ainda que inativa, ou seja, ainda que suas operações comerciais estejam temporariamente paralisadas, é importante o acompanhamento do contabilista, pois mesmo nessa condição deverá cumprir obrigações acessórias que, caso não sejam realizadas pontualmente gerará multas indesejáveis.

A base legal inicia-se no Código Civil brasileiro, ao estabelecer que as empresas são obrigadas a seguir sistema de contabilidade, além de ter que realizar, anualmente, balanços patrimonial e de resultado econômico:

...

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Além disso, o registro do contador (CRC) será obrigatório em algumas situações, como na hora de obter o CNPJ e a inscrição estadual. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde, sua presença será necessária.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.