x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.023

Investimento em uma Empresa

Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 14:20

Pessoal, meu tio é mecânico, sabe consertar todo o tipo de transporte, desde pequenos até os grandes. Eu não sei se ele tem oficina (deve trabalhar em casa, coisa assim) acho que é autônomo, mas quero muito, futuramente, investir nele.


Digamos que eu queira formar uma empresa com ele, de serviços mecânicos e venda de mercadorias. Qual a melhor empresa para abrir? LTDA, ME etc. Lógico que será uma pequena empresa, não quero faturar muito.

Devo adquirir softwares de contabilidade ou não ? (o serviço contábil eu sei que tenho que contratar).

Digamos que seja só ele para trabalhar e eu o investidor, ele pode continuar sendo autônomo ou preciso assinar a carteira dele?


Me ajudem, por favor!

Att
Davi Araújo Pinheiro
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 31 dezembro 2013 | 17:15

1- O melhor a fazer no meu entendimento seria constituir uma sociedade empresária LTDA;

2- Terceirizar os serviços contábeis;

3- Após a formalização da sociedade empresária, vocês dois serão os dois sócios, sendo que apenas o seu tio faria a retirada de pró-labore, dessa forma continuaria contribuindo para o INSS, e você poderia ser apenas um "sócio investidor".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.