x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 8.337

Venda de CNPJ Inativo

Leandro S. A.

Leandro S. A.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 19:00

Pessoal, boa tarde!

Estou pretendendo intermediar uma "venda de CNPJ Inativo", pois conheço o interessado em vender e o interessado em comprar.
Sei que este tipo de operação não existe, más dá pra fazer mediante alteração do quadro societário, retirando os sócios atuais (vendedores) e admitindo novos sócios (compradores).
Sei também que com isto, o comprador assume todo o passivo da empresa, inclusive eventuais processos que venham a surgir.

A minha dúvida é que não faço ideia de quanto custa (R$) um "CNPJ inativo", se é que dá pra mensurar isto ?????

A minha outra dúvida é a "responsabilidade" dos atuais sócios (vendedores), da data do registro da alteração em diante. Estes poderão responder pelos atos praticados pelos posteriores sócios ????

Obrigado!

Leandro S A
Gabriela Lisboa

Gabriela Lisboa

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 19:54

Boa tarde Leandro, o valor da empresa com CNPJ inativo varia de acordo com vários fatores: idade da empresa, inicialmente quanto o comprador irá gastar com Juceb e serviços contábeis para ativar esse CNPJ, etc, sem contar se a empresa possuir débitos fiscais e ausências de declarações que podem gerar multas esses débitos fiscais podem ser negociados também entre vendedor e comprador.
Quanto a responsabilidade dos sócios os vendedores responderão por possíveis ausências de informações físicas exigidas por proprietário de empresa ( se deixou de informar algo para a receita no período que era sócio a cobrança a cada CPF permanece, mesmo apos a alteração / entrada dos novos sócios) e também débitos financeiros (empréstimos bancários, etc) em nome do CNPJ se não for solicitado junto ao banco a alteração de responsabilidade junto a agencia bancaria o debito continuará no nome dos vendedores mas o CNPJ continuará com pendencia o que acaba atrapalhando o desenvolvimento da empresa para os novo sócios/compradores. Lembrando que essa opção de transferência de responsabilidade eu não sei se é valida para todos os bancos.

Um abraço e boa sorte na assessoria!

Leandro S. A.

Leandro S. A.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 31 dezembro 2013 | 09:03

Bom dia Maria Lisboa,

Primeiramente muito obrigado pela ajuda!!

O CNPJ possui sim algumas pendências, somente de falta de entrega de algumas obrigações acessórias, consequentemente irão ensejar multa pela entrega fora do prazo. Isto deduziremos do valor da venda.

... Más imaginamos que não possua pendências, ou seja, situação regular com CND e tudo mais, a data da abertura do CNPJ foi em 1991 e o comprador efetua operações de crédito junto à bancos com frequência, e presunção de faturamento com o CNPJ de 400.000,00 em média.

Obrigado e boas festas

Leandro S A

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.