x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 2.129

Qual o tipo de de empresa abrir ?

Ismael Lima

Ismael Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 3 janeiro 2014 | 13:17

Boa Tarde,

Quero abrir uma empresa de transporte e ainda não sei qual eu abro.
ela vai ser prestação de serviço não sei se é melhor abrir como Empresário Individual ou EIRELI.

Minha dúvida é a seguinte, como empresário individual pode ?
acho até mais fácil, porque eu já fiz a busca prévia de nome no cartório e tudo.



Agradeço a ajuda.

Ismael Lima
Técnico Contábil
Cva Contabilidade .
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 3 janeiro 2014 | 13:23

Ismael,

O problema de EIRELLI é o valor do capital social, que deve ser de no mínimo 100 salários mínimos.

Penso que seria melhor um Empresário Individual,

O que deve ser visto é referente ao faturamento que presume ter no início, dependendo não poderá ser do Simples Nacional.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Robson Sampaio

Robson Sampaio

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Domingo | 5 janeiro 2014 | 02:20

Prezados,

Boa noite… antes de tomar esta decisão, observe que ao se tornar Empresário Individual você deixa vulnerável seu patrimônio próprio. E se for casado o de sua esposa…. pensando em uma possível eventualidade …..

A responsabilidade do E.I é ilimitada, ou seja, se o dinheiro que você tiver na empresa não for o suficiente para quitar dividas, ainda aquelas trabalhistas a lei pode buscar em seus bens pessoais a soma para sanar a diferença.

Por outro lado, mesmo a EIRELI tendo um capital social de 100 vezes o salário mínimo, o que daria hoje algo em tono de R$ 75.000 (arredondando), é mais seguro, lembrando que na abertura você não precisa ter todo o dinheiro…. deixo como ressalva que precisa deixar em seu contrato social a forma que vai integralizar estes R$ 75.000 em 10 X, 1 mais 3 e por ai vai …. Assim antes de ter pago todo o valor vai ficar descrito que o capital esta a integralizar, quitando mencionará a sua integralização.

Pensei na segurança de seus bens e como disse se já for casado e/ou ter conquistado algum patrimônio pode coloca-los em risco em uma situação adversa.

Espero ter ajudado.

At. te,

Robson Sampaio

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 10 anos Domingo | 5 janeiro 2014 | 23:33

Vejo pessoas com experiência no mercado empresarial migrando para EIRELI , para outras o Capital Social de R$ 75.000 é quase impossível...mesmo com a possibilidade da integralização " Parcelada " Muitos não tem esta importância tão pouco declaram Imposto de Renda. para a atividade acima mencionada existe a possibilidade de colocar no contrato social exatamente aquilo que achar justo com a observância de um profissional da área contábil.
Marcelo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.