x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 3.536

Abertura de mei, cei ou empresa normal?

Pepita Satierf

Pepita Satierf

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 12:32

Bom dia!
Vou abrir uma empresa no ramo alimentício (cesta básica), não vou ter funcionários, só vou emitir notas fiscais. O que vocês me aconselham abrir: um cei, um mei. .. Gostaria de algo que não tivesse muito custo. Aguardo dicas e sugestões de quem domina mais o assunto.
Grata desde já!

"A experiência é uma vela que ilumina apenas a quem a conduz."
Oscar Wilde
Gabriela Lisboa

Gabriela Lisboa

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 12:40

Bom dia Pepita, não domino totalmente o assunto mas tenho experiencias com os três tipos de empresa que informou e se você diz que não pretende ter funcionarios nem muito custo na abertura , te aconselho um MEI onde você pode ainda está contribuindo com a sua previdência social.

Mais alguma duvida?

Um abraço!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 12:43

Também aconselharia o MEI, esta atividade que você citou é acobertada por esse regime e você pagará apenas 36 reais em média para a contribuição de seu INSS.

Só lembrando que se for funcionária em regime de CLT perderá direito ao seguro-desemprego tendo uma empresa em seu nome.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Pepita Satierf

Pepita Satierf

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:08

Boa tarde! Obrigada pelas respostas... Só mas uma coisa, qual o procedimento para abertura do Mei? É no Sebrae?

"A experiência é uma vela que ilumina apenas a quem a conduz."
Oscar Wilde
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:13

Pepita Satierf
Boa tarde

Antes de fazer o registro no sistema, o interessado deve estar ciente da viabilidade do exercício de sua atividade no local escolhido (domicílio, imóvel comercial ou mesmo em vias públicas). Também deve conhecer outras obrigações a serem cumpridas, que são importantes, como as sanitárias, por exemplo.

Ciente da viabilidade do seu negócio e das regras mínimas, o interessado deve fazer uma pesquisa para saber se o nome da empresa a ser registrada está disponível. O sistema informará se o nome poderá ser registrado e, se não, dará opções de outros nomes.

Aprovado o nome da empresa, deve preencher a ficha de inscrição, informando os dados pessoais e os da empresa a ser aberta, junto com uma declaração de ciência e cumprimento da legislação. Feito isso, recebe automaticamente os registros no CNPJ, na Junta Comercial, na Previdência Social e um documento com valor de alvará de funcionamento.

Não é necessário encaminhar nenhum documento à Junta Comercial. A formalização do Empreendedor Individual será feita de forma gratuita pela internet no endereço https://www.portaldoempreendedor.gov.br.

Após o cadastramento, o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento são obtidos imediatamente, gerando um documento único, que é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI.

Concluída a inscrição, o empreendedor deverá solicitar a emissão do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), por meio do qual fará o pagamento do imposto único mensal. Como esse valor é fixo, ele poderá solicitar o DAS para o ano inteiro e pagar mês a mês.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Guiherme Tofoli

Guiherme Tofoli

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 16:21

a MEI e a mais indicada, lembrando que vc não pode ultrapassar o faturamento de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) no ano corrente, dando uma media de R$ 5.000,00 (Cinco Mil reais) por mês.

“O QUE MAIS ME IMPRESSIONA NOS FRACOS, É QUE ELES PRECISAM HUMILHAR OS OUTROS PARA SE SENTIREM FORTES.” - (Gandhi)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.