x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 965

sócio menor de idade

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Domingo | 12 janeiro 2014 | 00:01

boa noite colegas,estou com a seguinte duvida, um sócio menor de idade pode ser sócio de uma empresa ltda, desde que o mesmo não seja o sócio responsável, pelo motivo de ser menor de idade? até onde eu entendo, pode sim , porém, não encontrei o embasamento legal.
desde já agradeço pela ajuda.

Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 12 janeiro 2014 | 01:01

Boa Noite.


Art. 974 do Código Civil descreve que:


§ 3º O Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais deverá registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta, os seguintes pressupostos: (Acrescentado pela L-012.399-2011)


I – o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade;
II – o capital social deve ser totalmente integralizado;
III – o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 17:16

Boa tarde.

Minha dúvida é a seguinte.
Existe uma empresa (constituida desde 2003), os sócios desta empresa (casados) querem colocar a filha de 17 anos na sociedade, saíndo o pai (para abrir outra empresa).
Ela pode ficar na sociedade mesmo sendo de menor.

Sei do fato da lei: "o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais."
Mas a mãe participando da sociedade terá algum problema?

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.