x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.581

Dúvida: abertura de EIRELI ou ONG

Vitor Yung

Vitor Yung

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 17:09

Boa tarde a todos.

Não tenho nenhuma familiaridade com a área contábil, nem com o direito empresarial.

Estou fazendo um favor a uma amiga, que me pediu para que abrisse uma EIRELI (elaborar o ato constitutivo), porém tenho visto, com meu parco conhecimento, que no caso em tela não seria possível, pois dita "empresa" não tem fins lucrativos.

A cliente quer que seja constituída empresa que teria por fim ministrar palestras e aulas acerca a educação de pessoas com deficiência em cada um dos Estados, com duração de um ano, porém teria como renda somente o investimento/patrocínio de empresas privadas.

Desta forma, não seria possível, pois para abrir empresa, é necessário que tenha por objetivo auferir renda, certo? Assim, só seria possível promover a função em testilha através de ONG, já que não há fins lucrativos. Mas apenas uma pessoa física poderia constituir uma ONG??

Muito obrigado pela atenção!

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 11:13

Vitor Yung, boa pergunta, primeiramente uma ONG é uma associação, então para abrir uma ONG é necessário uma assembléia para definir o estatuto, assim fica aberto o que sera decidido, por isso acho que não se pode abrir ONG EIRELI

Se alguém puder ajudar seria ótimo para conhecimento, mesmo assim Vitor da uma olhada nesse link e vê se ajuda em algo

drive.google.com

Vitor Yung

Vitor Yung

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 16:30

Boa tarde, Marcelo Junior

Muito obrigado pela ajuda.

Já sabia que não seria possível uma ONG EIRELI, o que queria saber é se há um outro caminho de se constituir legalmente uma empresa que se manterá se valendo somente de investimentos e patrocínios privado. Caso não for possível, qual seria outro caminho? Uma ONG provavelmente enquadraria-se, mas trata-se de uma única pessoa querendo gerir vários funcionários para atender uma função, que, sem dúvida, é de utilidade pública. Destarte, não haveria como constituir assembléia.

Agradeço muito a quem puder ajudar.



Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 16:56

Vitor Yung, to tentando ver alguma coisa mais tá difícil, creio eu que para esse tipo de ocasião apenas a ONG se enquadraria, mais estou procurando encontrar mais coisas

Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 07:58

Aproveitando este assunto,

Sabem me dizer se uma ONG pode ter um site para venda de produtos, camisas da ONG, materiais como canecas, canetas...

Grato pela atenção,
Abraço,
Wesley Bastos.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.