x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 1.568

GRAFICA ME LTDA - Opção SIMPLES , como encerrar?

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 10 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2014 | 14:10

Ola amigos,

Eu tenho a seguinte situação, meu pai tem uma pequena gráfica antiga, (desde 1976) , que já algum tempo não gera lucros,e atualmente tem dividas por volta de 50 mil reais ( emprestimos / capital de juros/ Cheque Especial de bancos e aluguel ).

Ele é sócio com minha mãe ( ambos já são aposentados e tem mais de 70 anos de idade ( ela só consta no contrato mas nem trabalha lá efetivamente ) Sociedade Limitada - ME - e recolhe pelo SIMPLES .

Apesar da insistÊncia do meu pai, eu convencer ele a fechar pois , só esta gerando prejuízo a cada ano, e ele não esta atualizado, a area esta em crise, etc.

Quais as possibilidades que eu tenho de encerrar essa empresa? Decretar falência? Custa caro encerrar? Como negociar com o banco a divida? ***

*** uma observação, meu pai é casado, e o banco Santander convenceu meu pai a aceitar um emprestimo colocando irregularmente ele como separado no contrato de emprestimo, só para não precisar da assinatura da minha mãe que é sócia.....isso é crime né?


Enfim, gostaria que os amigos me ajudassem com as possibilidades que existem para eu analisar e tentar ajudar meus pais a não ficarem mais preocupados com contas e eu sustentar eles.


PS: A divida é de 50 k , mas a parte com o banco esta tudo em dia ainda, nenhuma parcela vencida sem pagar

PS2: A empresa não tem nenhuma divida, fiscal, tributos, governo, estado, prefeitura, etc

Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Analista Informática
há 10 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2014 | 14:32

Não há patrimônio em nome da empresa que possa ser vendido para quitação das dívidas? Desta forma poderia ser evitado o pedido de falência.

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 10 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2014 | 15:23

Felipe,

Ele só tem em nome dele um carro antigo ( PREMIO 93) que nem tem quase valor de mercado , e um apto ( único imóvel ) onde ele vive com minha mãe .

Em nome da empresa apenas alguns maquinários, mas já antigos.

Mas questão é se somente a falência é a saída, ou revender (acho dificil), ou alguma outra luz....

Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Analista Informática
há 10 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2014 | 17:16

Para estes casos há a possibilidade de pedido de recuperação judicial, caso haja a intenção de continuidade nos negócios da empresa ou então o pedido de falência, incorrido pela própria empresa ou credores.

A opinião/orientação de um advogado caberia nesta situação apresentada por você.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 08:52

Decretar falência é algo tão complicado e as custas de um advogado maioria dos casos já ultrapassa o valor devido.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 13:53

Phillipe Gambôa
Então, segundo sua visão, compensa mais eu tentar mudar a empresa em si ( acrescentar outro tipo de serviço, atividade secundária,etc) e tentar gerar lucro por ela mesma, para sair da situação? Se for, eu teria que fazer um planejamento para ele, etc, o problema que eu já trabalho em uma empresa privada, e acabo não podendo me dedicar tanto a isso).

Creio que antes de consultar o advogado ( já agradeço a dica dos outros colegas ) Seria bom, eu me orientar com o Sebrae correto?


Abraços

PS: Se eu tirar CRA e posso ser administrador da empresa sem ser sócio? ou seja, continuando com meu emprego atual?

Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Analista Informática
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 10:57

Vanilson, até onde sei, você não necessita de registro no CRA para ter a função de administração da empresa através de um vínculo empregatício com a mesma, desde que esta não explore nenhuma atividade típica de administração, tornando aí sim obrigatório o registro no CRA para o Responsável Técnico.

ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 11:09

Na minha opinião teria que estancar despesas, se a Empresa não esta dando resultados positivos e nem previsão futura de lucros, (você falou que o ramo esta em decadência) eu faria a baixa da empresa (sendo que não esta com dividas na Receita Federal e Estadual, Municipal) e posteriormente eu negociaria com os bancos as pendencias, (isso não tem como fugir e cada tempo que passa só aumenta os valores), negociar as maquinas e depois sanar as pendencias.

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 14:20

Felipe


Mas eu sou empregado com carteira assinada de outra empresa multinacional, eu teria dois registros em carteira? ( bom, eu tenho que consultar nossa politica interna também e código de conduta )

Adair Freitas de Farias
Sim, o ramo esta em decadência devido a modernização mesmo, não é só a péquena empresa do meu pai, grandes indústrias gráficas estão quebrando) , tudo hoje é eletronico, e o custo de maquinário , tinta,insumos em geral é alto, e o preço de venda é pouco . Hoje mesmo aqui no próprio Fórum Contábeis saiu uma matéria sobre isso que fechou mais um ano no vermelho. Vou avaliar essa possibilidade de baixa sim, mas tenho que ver a questão do banco antes.

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.