x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.032

Constituição de uma empresa de organização de eventos.

LUCIANO D LADEIRA

Luciano D Ladeira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 09:53

Prezados (as), bom dia!

Estou com dúvidas à respeito da da correta constituição de uma empresa que organiza eventos e promove algumas atividades inerentes a sua área.

A situação é a seguinte:

A empresa trabalha com serviço de cerimonial em feiras, congressos e formaturas, entretanto, ela está começando a pegar alguns contratos onde os formandos (no caso das formaturas) depositam na conta bancária da empresa as mensalidades cobradas daqueles que querem participar das festividades. Com o dinheiro, a empresa organiza todo o evento, contrata fornecedores, bandas, som, iluminação, buffet, cerimonial, etc. Por fazer essas atividades, a empresa cobra um valor que é descontado das mensalidades pagas (a cada mês ou no final do contrato).

Minhas dúvidas:

Atualmente a empresa está enquadrada no simples nacional com o cnae de organização de eventos, no entanto, tenho dúvidas se essa nova atividade seria ou não impeditiva ao simples. O receio é que, a partir de agora, a empresa irá movimentar um valor alto em sua conta bancária e, no entanto, emitirá nota fiscal de prestação de serviços apenas do valor recebido.

Alguém, poderia me ajudar nessas dúvidas:

- A empresa, com essas atividades, podem ou não ser simples nacional?
- Como proceder no caso dessa grande movimentação de valores na conta da empresa? um contrato de prestação de serviço bastaria?

Desde já, agradeço pela atenção e ajuda.

Att.,

LUCIANO D LADEIRA

Luciano D Ladeira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 09:49

Prezado Marcelo, bom dia.

Agradeço pela resposta, mas minha dúvida não é bem essa. Meu questionamento é se essa empresa esta enquadrada com a atividade correta, sendo que hoje ela é organização de eventos (tributada pelo anexo III do SN). Quando falo de grande movimentação de dinheiro na conta da empresa é justamente pelo fato de que ela não vai tirar nota do montante todo, mas sim, como expliquei na pergunta, apenas do valor que receber por fazer o serviço.

De qualquer forma, muito obrigado!

Att.,

Luciano

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.