x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.810

Registro de ESCRITÓRIO CONTÁBIL PASSO A PASSO

Angela Guerra

Angela Guerra

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 10:30


Bom dia amigos!

Pretendo abrir um escritório, e gostaria da ajuda de vocês. Vou abrir com uma grande amiga que é formada, mas ainda não tem CRC.
Tenho CRC, formei no semestre passado e preciso de orientações de como abrir um escritório contábil, quanto ao registro.
Vocês acham que para começar é melhor eu abrir como Empresária Individual (Só em meu nome) ou LTDA (Incluindo o nome da amiga sócia) ? De que forma me ajudaria mais?
O que devo fazer primeiro?
Quais os documentos necessários?
Aonde ir primeiro?
Enfim...
Alguém tem a disponibilidade de me orientar por favor?

Desde já agradeço!

Angela

Angela Guerra
Fábio Luiz Muller

Fábio Luiz Muller

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 19:09

Angela Guerra

Primeiramente você deve abrir uma empresa individual, motivo pelo qual sua sócia não ter registro perante o CRC, você somente poderá abrir uma sociedade contábil se os sócios forem registrados no CRC, ou em outra classe (como OAB, CRA, etc). Sendo assim o primeiro passo é:
1º - Fazer a abertura da empresa na Junta Comercial;
Docs: RG, CPF, CRC e Comprovante de endereço do empresário (xerox autenticado);
Pagamento das taxas emitidas pela Junta, e anexando os documentos e formulários por eles solicitados;
Obs: Aqui em São Paulo junto com o processo de abertura na Junta você encaminha o DBE!

2º - Fazer Pedido no CRC, anexando os documentos solicitados pelo conselho e pagando as taxas de PJ;

3º - Fazer o pedido de inscrição Municipal;

Esses são os procedimentos básicos, lembrando que cada Estado/Município tem suas regras e legislações.

E logo depois que sua sócia de registrar no CRC, ai você deve fazer o mesmo processo novamente, porém, ao invés de abertura o de alteração de tipo jurídico, outro sim, desta forma o gasto com as Taxas e emulamentos são mais altas!


Atenciosamente.

Fábio Luiz Müller
Técnico em Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.