x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 7.435

saber se uma empresa pode usar o cnpj de outra?

Sania

Sania

Iniciante DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 09:01

Bom dia a todos!

Me chamo Sãnia e Sou formada em Gestão de RG, Especializanda em Direito do Trabalho e vou começar a fazer ciencias contábeis em Março de 2014 por vários motivos, inclusive agregar a minha formação e delinear melhor o que vou fazer daqui para frente.

Mas a situação aqui é uma dúvida, a seguinte:

meu noivo é pedagogo, filósofo, teólogo e mestrando em educação. Um amigo dele que é pastor evangélico, é lider nessa igreja, e que possui estatuto, cnpj e alvará.
então para ajudar meu noivo ele ofereceu a ele utilizar o cnpj da igreja, da seguinte forma, montar uma sala tudo as custas do meu noivo, e lecionar teologia livre, pois ele pode, mas ai deve que ter que alugar uma sala ou sei lá...Isso é lega, ele pode utilizar os dados da igreja para montar esse curso de teologia? há necessidade de outros documentos? é legal? o pastor que é nosso amigo quer ajudá-lo, mas não o orientou e falou mais nada. houve nos o interesse, mas como proceder para ele organizar esse curso sem estar ilegal. Inclusive é um dos motivos de ter me matriculado num curso de ciencias contabeis, mas nem comecei e nem sei nada do ramo. nosso orçamento é pequeno e para casar, e se tal curso desse certo nos ajudaria. alguém sabe tirar essas dúvidas??? ou nos ajudar??
obrigada!

Fábio Luiz Muller

Fábio Luiz Muller

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 11:30

Sania

Primeiramente seja bem vinda ao Contábeis!

Referente a sua duvida, acredito que seja ilegal, uma vez que a igreja é uma instituição sem fins lucrativos! Se seu esposo vai montar uma escola de teologia, é provável que vai cobrar pelo serviço por ele prestado, neste caso o CNPJ da igreja não serve, outro sim, é a questão do endereço, não se pode ter um CNPJ com dois endereços!

Espero ter ajudado!


Atenciosamente.

Fábio Luiz Müller
Técnico em Contabilidade
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 11:59

Bom dia, Sania!

Concordo com o Fabio, também entendo como ilegal, pois toda organização religiosa, independentemente de ser igreja evangélica ou não, tem isenção fiscal garantida pela Constituição Federal, no seu artigo 150, inciso VI, alinea "b", e conforme o Artigo 12º da Lei 9532/1997 .

att...

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.