x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 912

Contabilidade nas Barracas de Praia

Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 10:29

Bom dia, meus caros colegas, tenho um dúvida que está me 'encucando' há muito tempo, por favor, me esclareçam, se possível.

Costumo muito ir à praia. Moro no município de Eusébio - CE e a praia é uns 12 Km de casa. Tive muita atenção e percebi que a maioria das barracas não fazem a contabilidade. Isso é porque não frequento todas elas, mas pelo que percebo, não fazem contabilidade alguma. Principalmente, a barraca que eu frequento muito, não há emissão de NF, não há sistema contábil, etc.

Como pode isso? Quer dizer que nenhuma barraca dessa é aberta na Junta Comercial do CE?
O funcionamento delas é ilegal?

Abraços!

Att
Davi Araújo Pinheiro
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 10:52

Davi

Algumas dessas barracas nem faturam tão pouco que até podem se enquadrar como Microempresário individual(que só precisa de livro caixa e nem tem mesmo contabilidade) , quanto às outras, elas tem sim emissão de NF, só que não entregam a sua via; todos os dias que eles operam, eles fazem uma nota genérica com todas as vendas do dia, com a operação "Nota de Venda a Consumidor" e escrituram os livros de saída com essas notas. Isso é permitido pelo regulamento de ICMS da maioria dos estados da federação, e creio que no Ceará também seja

Em caso de mais duvidas, faça nova postagem

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 10:55

Rodrigo, muito obrigado pelo esclarecimento! :D

Por exemplo, se eu investir e formar uma barraca de praia para mim, precisarei adquirir sistema contábil e assessoria contábil? Digamos que o faturamento mensal seja uns 5.000 reais, por exemplo.


Abraço!

Att
Davi Araújo Pinheiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.