x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 1.780

Abertura de empresa ME

edemilson

Edemilson

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 14:20

Olá pessoal Boa tarde.

Tenho algumas dúvidas com relação a criação de uma Empresa ME.

A primeira seria se pode abrir um ME com sócio único?
A segunda seria, qual o CNAE para a atividade de assessoria para leiloeiros (a equipe que auxilia os leiloeiros durante o leilão)

E qual o passo a passo para abertura dessa ME com este ramo de atividade, no estado de São Paulo.

Desde já fico grato pelas informações.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 15:19

Boa tarde Edemilson!

No caso, deverá abrir uma EIRELI (que pode ser unipessoal e ME, EPP)

Com relação a atividade, não encontrei nada especifico a esta atividade...

8299-7/04 SERVIÇO DE LEILOEIRO DE VEÍCULOS;
8299-7/04 SERVIÇO DE LEILOEIRO INDEPENDENTE;
8299-7/04 SERVIÇO DE LEILOEIRO VIA INTERNET;
8299-7/04 SERVIÇO DE LEILOEIRO;
7020-4/00 ATIVIDADES DE CONSULTORIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Neste site, você encontrará mais informações com relação a abertura deste tipo de empresa http://www.portaldoempreendedor.gov.br/eireli

MARIA Q. PEREIRA

Maria Q. Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 15:36

Olá! Pessoal...
Estou com problema relacionado a abertura de um empresa que foi aprovado na junta comercial, mas só quando fui gerar a DBE constava que tinha outra empresa no mesmo endereço e não saiu a DBE e apareceu um mensagem de "Foi identificado indício de haver outra empresa cadastrada no endereço solicitado. Apresente ao auditor, por ocasião da visita ao local, documento que comprove a propriedade do imóvel ou que autorize sua utilização".
E realmente tinha empresa na mesmo estabelecimento e foi constatado que a antiga empresa tinha fechado pois o proprietário faleceu e não fecharam a empresa ainda em relação a pendência do contador não ter resolvido.

Tentei mudar o endereço da empresa na qual quero abrir mais não tem como, pois tem que sair a DBE.... Não tem como gerar a DBE de alteração de endereço porque não saiu o CNPJ nem da inscrição?
Preciso tirar essa dúvida com urgência ....

Desde já agradeço a atenção!

Darlisson Barros

Darlisson Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 16:00

Maria, se o arquivamento ainda não foi deferido (inscrição no CNPJ) não dá para solicitar um DBE para alteração. Se a empresa está tentando se inscrever no mesmo espaço físico de uma anterior seria necessário a baixa da inscrição da antecessora, a não ser que o endereço seja o mesmo, mas o espaço físico seja diferente (ex.: sala 02, nº 999-A, etc).

Att,

____________________________________________________
____________________________________________________

DARLISSON BARROS
____________________________________________________
____________________________________________________
MARIA Q. PEREIRA

Maria Q. Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 16:14

Darlisson Barros,
Muitissimo obrigada pelo esclarecimentos.

Mas ai onde tá é o mesmo endereço e estava querendo mudar o endereço? e Como faço então para dá baixa (na nova empresa) nessa que fiz e dá entrada em outra?
Sei que não vai ser fácil fechar a outra empresa.

Darlisson Barros

Darlisson Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 16:28

Maria Q. Pereira, aqui na JUCEAL (Junta Comercial do Estado de Alagoas) quando ocorre (já ocorreu comigo) inconsistências dessa natureza basta entrar com um novo processo (talvez a razão social/nome empresarial utilizada antes não esteja disponível) corrigindo as pendências, uma vez que o deferimento do DBE também é efetuado pela Junta Comercial (parceria com a RFB), inclusive aproveitando as taxas já pagas (num prazo de 30 dias), pois o arquivamento só se dá depois de todos os deferimentos necessários. Não sei dizer se é assim também onde você reside, mas acredito que seja de forma semelhante.

Att,

____________________________________________________
____________________________________________________

DARLISSON BARROS
____________________________________________________
____________________________________________________
MARIA Q. PEREIRA

Maria Q. Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 16:44

Darlisson Barros,
Mais uma vez, muuuuito obrigadaaa.... vi uma luz no fim do túnel.

Vamos aos passos:
Esse processo posso deixar de lado?... tem que tá baixa?.... qual o procedimento, não vai dá problema com os mesmos dados pessoais?
No caso, faço outro requerimento sendo o nome empresarial diferente com outro endereço?

muitas perguntas mais aqui a junta comercial não lhe auxilia em nada!

Atenciosamente,

Darlisson Barros

Darlisson Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 16:57

Então, ressaltando que este é o procedimento de acordo com a JUCEAL, quando há incosistências no processo:
- Dou baixa na consulta prévia vigente;
- Entro novamente com a consulta prévia;
- Após o deferimento da nova consulta prévia submeto à analise o RE (empresário) ou a FCN (empresas);
- Após o deferimento da analise eu tenho a opção de gerar as guias (mas se já foram pagas podem ser aproveitas em 30 dias);
- Com os dados aprovados pela JUCEAL/prefeitura (nome empresarial, endereço, etc) eu procedo com a FCPJ e o DBE (analisado pela prórpia Junta);
- Deferido o DBE, reuno todos os documentos e apresento à JUCEAL que tratará ou não de arquivar o processo e proceder a inscrição no CNPJ.

Então, resumindo, a única baixa que preciso efetuar é da consulta prévia, o resto do processo concluo normalmente.

Att,

____________________________________________________
____________________________________________________

DARLISSON BARROS
____________________________________________________
____________________________________________________

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.