x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 9.096

Objeto social e Cnae empresa de cursos a distância

CLAUDIOMIRO VISENTIN

Claudiomiro Visentin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 09:58

Bom dia, Srs Saudações

Necessito orientações, pois cansei de procurar e não achar respostas, a situação é a seguinte: Um cliente pretende criar uma empresa onde a finalidade da mesma seria de apenas fornecer sala, aparelhos de mídia, atendimento ao aluno para cursos a distância, explico melhor: Os cursos são oferecidos, à distância por uma Univesidade situada na cidade de São Paulo - SP, os professores são desta Universidade, logo não serão empregados de meu cliente, o meu cliente por sua vez, fornece auditório, aparelhos de televisão, internet, biblioteca, atendimento ao aluno e etc..., o material e diplomas são fornecidos pela Universidade de São Paulo.

pergunto: qual seria o melhor enquadramento no cnae?

atenciosamente

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 13:16

Claudiomiro,

A forma de atuação da empresa (internet, estabelecimento fixo, porta a porta, etc) não descaracteriza o CNAE da atividade exercida, salvo raros casos.

Mas nos casos de cursos, não influencia.

Portanto, de acordo com a natureza do curso prestado por seu cliente (ensino superior, curso de idiomas, etc), escolha o CNAE normalmente, e somente no preenchimento do DBE, para a RFB, informe a forma de atuação da empresa (no seu caso são duas: Estabelecimento fixo e Internet).

Espero ter ajudado.
Att,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
CLAUDIOMIRO VISENTIN

Claudiomiro Visentin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 13:43

Boa tarde, Daniel

Grato pela atenção, mas minha dúvida é quanto a atividade, uma vez que a mesma não fornece os cursos, isto é, ao meu ver não é a atividade fim de meu cliente prestar os cursos e sim ser um mero intermediador entre o aluno e a Universidade.

Atenciosamente

Fabio Rocha

Fabio Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 11:29

Meu Caro Claudiomiro, bom dia.

Acho que a sua solução é a seguinte:

CNAE Principal: 8211-3/00 - Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo.

CNAE Secundários:
7733-1/00 - Aluguel de Maq. Equip para Escritório
8299-7/07 - Salas de Acesso a Internet.

Detalhe: Alem dos CNAES é importante uma boa amarração de contrato com o cliente para o caso de fiscalizações. Um bom contrato social com objetos sociais bem estruturados também é imprescindível.

Espero ter ajudado.

Fraternal Abraço.

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." Salmo 133.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.