x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 9.128

Como fazer um DBE para ser enviado somente para a Receita Fe

Roberta Martins

Roberta Martins

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 08:52

Bom Dia Amigos

Gostaria de saber como eu faço um DBE para fser enviado somente para a receita federal? já que a alteração já foi registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo há alguns anos.

JEBSON OLIVEIRA

Jebson Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Suporte
há 10 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 10:29

Bom dia Roberta tudo bem? achei todas informações que você precisa em um site que informa passo a passo sobre todos os procedimentos que você precisa saber. segue abaixo todos os passo;

São necessários vários procedimentos para a abertura de empresas. Esses procedimentos são regulamentados por legislações brasileiras promovendo um sistema organizacional e funcional para a tramitação de papéis e documentos. A Receita Federal é um órgão federal e tem por finalidade fiscalizar, divulgar informações, efetuar aberturas de empresas e outra funcionalidades. Dentre os procedimentos para abertura de empresas, está o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ. Este é um processo essencial, pois sem o mesmo, não é possível a nomeação e identificação da empresa, necessária para todas as atividades que envolvem a empresa.

Alguns documentos são necessários para fazer o CNPJ, como a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica - FCPJ e o Documento Básico de Entrada do CNPJ - DBE. Estes dois documentos são preenchidos por sistema informatizado, não demanda grandes conhecimentos para fazê-lo. Com o tempo, o processo foi se modernizando e graças a era digital os procedimentos para abertura de empresas passaram a demorar menos, mais organizado e 100% funcional.

Instruções
Coisas que você precisa
• Site da Receita Federal do Brasil
• Computador conectado à Internet
• Documentos legais válidos em território nacional do solicitante.

Para dar continuidade ao processo do DBE, é necessário primeiramente, o preenchimento da Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica. Este é feito pelo Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD) e transmitida por Internet através do programa ReceitaNet. Outra maneira é preencher pelo site da Receita Federal Brasileira (RFB) através do aplicativo Coleta Web. Para acessar essas informações, programas e formulários acesse o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br).

Materiais Necessários para a DBE

- Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD).
- Reconhecimento de Firma em Cartório.
- Documentos legais do solicitante (CPF, RG, Título de Eleitor)

Deve-se emitir a DBE em duas vias com o preenchimento dos itens solicitados no Programa Gerador de Documentos do CNPJ. Depois, deve-se assinar e reconhecer firma através de cartório. A pessoa física (CPF do responsável pela empresa) é quem assina o documento, sendo responsável pelo CNPJ. A recepção dos documentos será feita por um servidor da Receita Federal, onde a pessoa física assina em sua presença o documento. Uma das vias fica para a pessoa física como comprovante de solicitação do DBE e outra fica com o servidor para dar início ao procedimento de abertura da empresa.

Estes procedimentos podem demandar mais tempo que o previsto, dependendo da agilidade do solicitante em atender os requerimentos da Receita Federal. Outra questão é a agilidade do órgão que dentro de poucos dias disponibiliza os documentos e deferimentos relacionados com o CNPJ e o DBE.

Fonte: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-fazer-dbe-receita-federal

Roberta Martins

Roberta Martins

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 13:26

Boa Tarde, Valquiria

Aparece essa mensagem quando estou fazendo o DBE, mesmo quando eu clico em "Sim" ele continua me direcionando para a Junta Comercial.

Por isso não estou conseguindo fazer o DBE.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.