x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.234

Organização sem fins lucrativos - Ajuda para escolher a melh

Raphael Lima

Raphael Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Executivo(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 14:31

Boa tarde,

Sou empresário e estou iniciando uma nova empreitada juntos com outros amigos e gostaria de um auxílio.

Queremos montar uma organização para financiar ações de voluntariado no Brasil e no exterior.

Essa organização seria sem fins lucrativos e inicialmente pensamos em uma ONG ou OSCIP contudo desistimos da idéia pois todos nós pertencemos a uma religião e também gostaríamos de aproveitar as obras de caridade para também pregar do amor de Deus, e por força de lei as ONG´s ou OSCIP´s não podem ter fins religiosos.

Então estamos em dúvida quanto a natureza jurídica desta organização. Queremos algo que possa passar mais credibilidade do que uma empresa ltda(que visa lucro) na hora de receber doações, mas também queremos algo que nos permita total controle hoje e futuro sobre nossas ações e o futuro da organização.

Gostaria de contar com alguma orientação dos amigos do fórum.

Grande Abraço

Raphael Lima

Raphael Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Executivo(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 14:50

Boa tarde Peterson,

Também pensei na hipótese de Associação sem Fins Lucrativos, contudo nossa preocupação é a burocratização da gestão e a possibilidade de perder o controle da Associação futuramente. Me tira uma dúvida, ao abrir uma associação como essa e discriminar 3 pessoas por exemplo para serem seus gestores no futuro estas pessoas podem ser destituídas da função sem o consentimento delas?

Não sei se você entende minha preocupação. Uma empresa por exemplo tem um dono que sempre terá o controle sobre ela. Já com relação a Associação sm Fins Lucrativos não sei exatamente como funciona. Por não ter um "dono" existe o risco de eu e meus "sócios" perdermos o controle da associação futuramente?

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:53

Raphael Lima

Sua preocupação realmente tem fundamento, pois uma associação não tem sócios, mas sim associados. O estatuto ira definir quem ira gerir a empresa e a forma de eleição da diretoria, que deverá ser realizada periodicamente. O intuito principal da associação é o desenvolvimento de alguma atividade. Há regras específicas como a vedação de remuneração a diretores, etc.
Se a maior preocupação é com o controle, penso que a forma de constituição deva ser mesmo como empresa limitada.

Att

Raphael Lima

Raphael Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Executivo(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 09:27

Bom dia Peterson,

Muito obrigado pela ajuda meu amigo, realmente tem me esclarecido muito.
Pelo que vejo não tem escapatória terei q abrir uma LTDA mesmo. Penso apenas na questão das doações, pois pessoas e empresas tendem a doar com muito mais facilidade para uma organização sem fins lucrativos do que para uma empresa privada.
Será que existiria a possibilidade de abrir uma associação sem fins lucrativos para gerir os projetos sociais e uma empresa para gerir os produtos e marcas desta associação ou isso se caracterizaria como "Interposição Fraudulenta"?

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.