x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 999

Empresa LTDA X ONG

Raphael Lima

Raphael Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Executivo(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 12:07

Bom dia a todos,

Peço a gentileza que me ajudem a esclarecer algumas dúvidas sobre as relações permitidas entre empresas ltda e organizações sem fins lucrativos:

Uma empresa pode ser dona de uma ONG ou de qualquer outro tipo de organização sem fins lucrativos?
Uma empresa pode ser criada exclusivamente com o fim de ser dona de uma ONG ou organização sem fins lucrativos?
Uma empresa pode ser criada com o fim exclusivo de fornecer produtos para uma ONG ou organização sem fins lucrativos?
Uma empresa pode ser criada com o fim exclusivo de ser detentora de marcas que são usadas por uma ONG ou organização sem fins lucrativos?

Creio que já deixei claro onde quero chegar. A situação resumidamente é: A pessoa quer fundar uma ONG ou qualquer outro tipo de organização sem fins lucrativos contudo ela tem medo de que o controle desta instituição saia da mão dela no futuro com o crescimento da organização. Contudo se ela abrisse uma empresa e a empresa fosse dona da organização e das marcas que essa organização usa para seus propósitos ela nunca perderia o controle da organização na prática pois sendo dona da empresa ela seria detentora das marcas.
O problema é que estou com medo de que isso possa caracterizar algum tipo de fraude, pois uma ong estaria sendo usada para divulgar e consequentemente agregar valor a marcas que na verdade são de propriedade de uma lTDA.

Alguém poderia me dar uma luz sobre o assunto, ou até alternativas viáveis.

Desde já muito obrigado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.