x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 965

CLT x MEI x AUTÔNOMO

Marcelo da Silva Bastos

Marcelo da Silva Bastos

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Segurança do Trabalho
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 10:56

Prezados Amigos,

Atualmente trabalho em regime CLT, com ganho bruto no valor de R$ 2.800,00. Como a empresa não tem condições de me dar aumento estou pensando em propor uma estratégia para trabalhar como autônomo ou como MEI e para este caso, proporei o valor de contrato de R$ 4800,00 (creio que este valor seja o aproximado de gastos sociais da empresa + benefícios), já que meu objetivo é ter uma rentabilidade melhor, mas sem que a empresa tenha custos com isto.

Diante desta situação, minhas dúvidas são as seguintes:

1. Posso, como técnico de Segurança do Trabalho, abrir uma MEI (prestação de serviços)? Irei atuar full time, como se fosse um funcionário normal...ou melhor neste caso ficar como autônomo mesmo?

2. O que é mais vantajoso, considerando IRPF e INSS x R$ 4.800,00 - MEI ou Autônomo?

3. Como através da MEI, fornecerei NF, creio que para a empresa, isto seja melhor. É correto esta visão?

4. Como MEI recolherei um valor para pagamento de INSS, entretanto, qual é a cobertura deste valor, para quando eu me aposentador ( 1 salário, 2 salários....)? Se eu quiser então pagar um valor complementar ao INSS para melhorar minha aposentadoria, como devo fazer isto?

5. Como MEI, estarei isento de IR, entretanto, parece-me que para o valor estipulado (R$ 4.800,00) eu terei que declarar o IR e neste caso, corro o risco de pagá-lo ou até mesmo ter restituição. Isto é correto? Será que quando eu for declarar o IR e tiver que pagá-lo eu corro um risco muito grande de pagar mais do que se estivesse no regime CLT, onde o mesmo já me é descontado na fonte?

Creio que sejam estas minhas principais dúvidas e agradeço pelo tempo dispensado na formulação da resposta

Obrigado!

Marcelo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.