x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 5.354

Abertura de empresa

ANETE CRISTINA SILVA GONÇALVES

Anete Cristina Silva Gonçalves

Bronze DIVISÃO 1, Coordenador(a) Financeiro
há 10 anos Domingo | 27 abril 2014 | 23:54

O ramo é transporte de alimentos (café, almoço e jantar) só que prontos.
A pessoa terá 2 funcionários, um motorista e uma secretária.

Gostaria de saber quais os primeiros passos para efetuar essa mudança de MEI . Devo enquadrar como empresário individual ou uma ME?

Eu posso fazer logo o desenquadramento no portal do simples nacional, para depois efetuar a mudança na junta comercial?

Quanto ao CNPJ vai permanecer o mesmo? Sendo que irei trocar o nome da empresa?

Resumidamente qual o passo a passo para eu efetuar essas mudanças todas?


Anete Gonçalves
Estudante de Contabilidade
E- Mail: [email protected]
Mauricio Rigel Duarte

Mauricio Rigel Duarte

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 08:25


Bom Dia Anete Cristina Silva!

Primeiro Passo.

você tem que desenquadra do SIMEI.

Segundo passo

consulta a viabilidade na junta Comercial de Seu Estado, quanto a alteração do nome empresarial (Firma ou denominação), se caso for alterar mais alguma coisa por exemplo: endereço, acrescente no pedido de Viabilidade.

terceiro passo

depois de ter recebido o resultado do pedido de viabilidade, você gerar o DBE para alterar os dados na receita.

quarto passo

arquivar o processo na junta do seu estado, e esperar o julgamento do mesmo.

após tudo isso estará transformado de MEI-Micro empresario individual para EI - Empresario Individual

lembrando que esse processo foi feito no Estado da Bahia, não sei se no seu estado vai atender esse mesmo processo, mas só sabemos tentando,

espero ter te ajudado.

MAURÍCIO RIGEL Serviços Contábeis
*Abertura e Encerramento de Empresas
*DP Fiscal
*DP Contábil
*DP Pessoal
*Imposto de Renda Pessoa Jurídica/Física
E-mail [email protected]
*CCB
Francis Ladislau

Francis Ladislau

Bronze DIVISÃO 2, Corretor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 01:46

Mauricio bom dia.
Gostaria de saber qual a opção usada para o desenquadramento no SIMEI, pois sou corretor de imóveis e tenho uma MEI com a atividade de Montagem e Manutenção de Micro e agora gostaria de fazer a alteração de MEI para Eireli e mudar a atividade também para corretagem de imóveis, e continuar com o mesmo CNPJ, qual o procedimento ? Pois já falei com 3 contadores e todos falaram que não tem como fazer essa mudança de MEI para EIRELI ou LTDA, e já pesquisei e vi que tem possibilidades, então gostaria de saber se pode me ajudar, sendo que sou do Rio de Janeiro.

Todos falam que tem que desenquadrar no Simei mais não informam qual dos motivos precisa marcar, e depois é preciso alterar a razão social e a atividade na Jucerja ? Alguém pode ajudar ???

Desde já agradeço.

Francis Ladislau
Corretor de Imóveis.
Rio de Janeiro.

Mauricio Rigel Duarte

Mauricio Rigel Duarte

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 07:46

Bom Dia Francis Ladislau !

dê uma olhada Clicando qui

caso persista mais alguma dúvida é só postar no tópico para que possamos aprender juntos.


grato...

MAURÍCIO RIGEL Serviços Contábeis
*Abertura e Encerramento de Empresas
*DP Fiscal
*DP Contábil
*DP Pessoal
*Imposto de Renda Pessoa Jurídica/Física
E-mail [email protected]
*CCB
ANETE CRISTINA SILVA GONÇALVES

Anete Cristina Silva Gonçalves

Bronze DIVISÃO 1, Coordenador(a) Financeiro
há 10 anos Sábado | 3 maio 2014 | 22:13

Boa noite!


Fui efetuar o desenquadramento do MEI por Desenquadramento do SIMEI por comunicação obrigatória do contribuinte – Excesso de receita bruta no ano-calendário de início de atividades - acima de 20% do limite.
Só que pediu a data que ultrapassou, só que ainda não ultrapassou, coloquei por opção só que apareceu a mensagem dizendo que só seria desenquadrado a partir de 01/01/2015.
Qual opção eu posso colocar sendo que o MEI quer efetuar essa mudança para empresário individual o quanto antes e ele ira contratar funcionários com data de inicio em 01/06 que será um motorista e uma aux. de escritório.

Todas as opções que coloco para efetuar o desenquadramento do MEI sempre pedem data como devo proceder?

Anete Gonçalves
Estudante de Contabilidade
E- Mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.