x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 3.488

Tranformação Empresário Individual para Sociedade Limitada -

Crislaine

Crislaine

Bronze DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 13:59

Boa tarde pessoal,

Estou fazendo a transformação de um empresário individual para sociedade limitada, está sendo admitida uma sócia que será sócia-administradora e o capital será redistribuído.
Tenho dúvidas no preenchimento dos eventos da Coleta on-line. Junto a uma consultoria obtive a informação que teria que preencher os eventos 225, 247, 232, 202 e alterar o QSA. Porém, a solicitação não foi atendida pelos seguintes motivos:
- O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA.
- O evento 225, indicando a troca da natureza jurídica 213-5 p/ a natureza jurídica 206-2 ou a troca da natureza jurídica 206-2 p/ a natureza jurídica 213-5, exige a prática do evento 220.
- A soma dos percentuais de participação no capital social coletados é menor que 100%.
- Sócio inexistente no QSA da base CNPJ (287.916.108-85)

Alguém poderia me ajudar com esse probleminha?

Obrigada!

Abçs,

Crislaine

EVANDRO CÉSAR MARTINS

Evandro César Martins

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 14:15

Boa tarde.

Você deve incluir os sócios, visto que para empresário individual não existe QSA na base da Receita Federal.

Deve incluir o código de alteração do valor do capital social, mesmo que haja somente a redistribuição de quotas

incluir os códigos para alteração do nome empresarial e reenquadramento do porte.

Informe o mesmo representante perante o CNPJ da individual para Sociedade Limitada e depois posterior ao registro, tendo o sócio a mesma qualificação, altere o responsável

Qualquer dúvida favor entrar em contato.

César Martins
M.A. Assessoria Contábil
Embu das Artes/SP
11 4704-5413
ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 16:49

Boa tarde, tenho uma dúvida referente a este tópico
que é a seguinte

O empresário, tem um capital de R$ 60 mil

como ficaria isso no contrato transformado
levando em consideração que eu continue com o capital de 60 mil
distribuo 50% pra cada
como distribuimos a cota para o novo sócio
é preciso distribuir antes de formalizar o contrato?
ou já ponho direto na clausula do capital
beltrano 30 mil
fulano 30 mil

Ou preciso distribuir antes, beltrano vende... 30 mil para fulano ....

esta é a minha dúvida

Sou o obrigado a distribuir, integralizar?

Ou já ponho ele distribuído?

Obrigado

Adailton Dutra
Diretor da Infinity Contabilidade
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Dúvidas ou orientações [email protected]
Orçamento gratis
Fernanda Arrais

Fernanda Arrais

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 17:25

Boa tarde Adailton,

Sim, é necessário que você distribua no caso os 50% pro novo sócio. No caso, vender e transferir. [..] O Sócio Adailton já qualificado no perambulo deste, vende e transfere 30.000 (Trinta Mil) de suas cotas pelo valor pactuado de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais) no valor de R$ 1,00 (Hum real) cada uma totalizando R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais) sendo o pagamento em moeda corrente do país dando plena e geral quitação por si, seus herdeiros e sucessores ao sócio Srº xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx ora admitido.

Em seguida poderá consolidar o Contrato, com esta distribuição de capital.

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 17:54

Obrigado Fernanda

era o que imaginava, em vários modelos que vi, só mostravam os sócios
com as suas cotas, mas nem o sócio admitido integralizava nada, por isso a minha dúvida
lembrando que é um processo de transformação de empresário em Ltda!

Obrigado

Adailton Dutra
Abertura e encerramento de empresas, IR, Impostos e folhas de pgto, Certidões Negativas, cadastros diversos, balanços, etc

Orçamento gratis
Demétrios Oliveira

Demétrios Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 08:38

Bom dia pessoal, queria aproveitar o tópico para tirar uma dúvida....

Um empresário individual com capital de 3.000,00 reais, vai alterar para sociedade ltda.

pois bem, quem vai entrar na empresa agora é o pai, seu novo sócio...

e o capital será de 40.000,00 reais. sendo 36.000,00 para o pai e 4.000 para o filho.

como devo proceder no contrato? pois será um contrato onde se dá nova redação ou seja, um contrato consolidado.

como procedo? gostaria de saber o quanto antes, por favor.

Demétrios Oliveira
Assistente Adminstrativo
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 09:12

Bom dia Demétrios!!

Faça o seguinte:

Clausula do Capital: - O capital social será de (valor do capital expresso em moeda nacional), divididos em (nº de quotas) no valor nominal de (valor da quota) cada uma, integralizadas (forma e prazo), distribuindo–se entre os sócios da seguinte forma:
Sócio A ..................... nº de quotas ................... valor da participação, esclarecer forma e prazo de integralização, se for o sócio que está ingressando na sociedade
Sócio B ..................... nº de quotas ................... valor da participação, se for o próprio empresário, não será necessário esclarecer forma e prazo de integralização uma vez que usará o capital social do empresário anteriormente constituído.

TOTAL valor total do capital social

OBS: Na cláusula do capital social deverá ser informado a forma e o prazo de integralização do sócio que ingressa na sociedade.
A forma de integralização poderá ocorrer através do pagamento em moeda corrente nacional, bens móveis ou imóveis.
No caso de bens imóveis, o bem deverá ser identificado com sua área, dados relativos a sua titulação e número de sua matrícula no Registro Imobiliário.

Espero ter ajudado!!
Abraço.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 12:00

Bom dia voltando ao assunto, ressurgiu a minha dúvida

neste caso não seria necessário discriminar que o Sócio (pai) entrou com x e o filho integralizou mais 1.000

esta era a minha dúvida, na redação do capital vocês já colocaram o capital integralizados.

Geralmente, em outra ocasião seria da seguinte forma.

O sócio (pai) ingressa na sociedade e integraliza ao capital social a quantia de Xxxx (forma e prazo)
e o sócio (filho) integraliza ao capital social a importancia de (no caso dele 1000) xxxxx, aumentando assim o capital social para
40.000 ....

pai xxx 36000
filho xx 4000

lá em cima lançamos quem entra e quanto integralizam, não só simplesmente lançamos os valores e pronto
pelo menos aqui na JUCERJA não aceitam

Obs: esta também é a minha dúvida, não se se é assim ou do jeito do Wesley

Abçs

Adailton Dutra

Orçamento gratis
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 13:38

Entendi Adailton,

Sendo assim, podemos descrever o seguinte:

O capital social será de (valor do capital expresso em moeda nacional), divididos em (nº de quotas) no valor nominal de (valor da quota) cada uma, sendo, (37.000 cotas) integralizadas "Neste Ato", ficando assim distribuídas...

Então se comprovando que o Capital Social social se integralizou no ato de entrada do novo sócio.
Entendo que este comprovante pode ser por bens móveis, imóveis, ou depósito bancário, estou errado?

Abração amigos.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES

ADAILTON DUTRA

Adailton Dutra

há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 14:41

Wesley boa tarde

na verdade nem estou falando a respeito da forma de integralização não.

é na integralização mesmo, a distribuição das cotas!

O capital é de 3.000
o filho tem 3.000 cotas

eu não posso redigir um capital de 40 mil com (lembrando que essa é minha dúvida também)
pai 36.000
filho 4.000
todos os exemplos que vejo são assim, igual ao que você orientou, não disse que está errado
só quero debater porque eu faço da seguinte forma (mas não sei se está correto)

teria que distribui-los novamente, mas como ele quer 36mil pelo pai e 4 mil para o filho
seria mais ou menos como você descreveu, só que assim.

Aqui no RJ faço assim:

Os sócios resolvem integralizar ao capital social a importância de 37.000 (valor do integralização expresso em moeda nacional), divididos em (nº de quotas) no valor nominal de (valor da quota) cada uma, sendo, (36.000 cotas) integralizadas "Neste Ato",(forma de integralização) pelo sócio(pai) e (1.000 cotas) pelo sócio (filho) aumentando assim o capital para 40.000 (extenso) ficando assim distribuídas...
pai 36.000
filho 4.000

Levantei esta dúvida por isso,
em todos os modelos que vi na net, simplesmente distribuem o capital e cotas sem realmente integralizarem,
lembrando que é uma transformação (creio eu) que teria que valer o capital do empresário e depois integralizar e redistribuir...

Espero que tenha conseguido explicar

Abçs

Adailton Dutra

Orçamento gratis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.