x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.132

Alteração contratual e regularização de empresa - sócio fale

FABIO MORAES OLIVEIRA

Fabio Moraes Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 07:48

Bom dia,

Estou com um caso um pouco atípico aqui no meu escritório e estou com dúvida:

Em 2010 aqui no RJ houve um desabamento de um prédio onde tinha diversos escritório de contabilidade e empresas em geral.

Um desses escritórios era também o endereço de uma empresa de prestação de serviço de segurança. Onde o contador também era sócio dessa empresa e fazia a contabilidade dela.

Com o desabamento em 2010 houve o falecimento deste contador/sócio da empresa e junto toda a contabilidade pois não teve como recuperar nada.

A empresa ficou parada e acumulando pendências na RFB e PREVIDÊNCIA.

perguntas:

1)O que eu preciso fazer para efetuar a alteração contratual desta empresa para retirar dele o sócio falecido e incluir um novo?

2) E a contabilidade que foi perdida com o desabamento?

Detalhe a empresa esta no lucro presumido e não tinha funcionários.


Jadir Murara Machado Lopes

Jadir Murara Machado Lopes

Prata DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 17:27

Fabio,

Referente ao item 1, tem que informar na alteração o inventariante do sócio falecido, anexando quando do registro, cópia do inventário.

Já no caso do item 2, na maneira que você coloca, acredito que esteja falando na parte documental da empresa? se for isso tem que ter boletim de ocorrência informando que devido o desabamento os documentos foram destruídos bem como o sistema de informações, laudo da defesa civil quando do desabamento, etc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.