x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.100

mudança de nome fantasia de uma empresa recem aberta

simone machado

Simone Machado

Iniciante DIVISÃO 2, Fisioterapeuta
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 22:42

Boa noite!! Gostaria de saber se tem como mudar o nome fantasia de uma empresa sem mudar a razão social? Abri uma loja, mas ela nem começou a funcionar, ainda está sendo registrada no sefaz e descobrir que tem uma outra loja com o nome muito semelhante e é registrado no INPI e gostaria de mudar o nome fantasia desde já para evitar aborrecimento futuro. Meu contador no inicio disse que não teria problema, pois a juceg fez a viabilidade e aceitou o nome, dia 12/05/14, que poderia mudar o nome fantasia se eu quisesse, mas agora ele disse que não tem como eu mudar só o nome fantasia´, só teria como mudar os dois e que eu teria que pagar todas as taxas novamente. O problema é que eu não quero gastar mais, terei mesmo esses gastos novamente?? num tem nem uma semana que tudo ocorreu :(
Obrigada...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 22:59

Simone, boa noite.

Pelo que deu a entender, o nome de fantasia e denominação social são os mesmos.

Mesmo que a JUCEG não tenha encontrado nome colidente, realmente se o nome estiver registrado no INPI, a marca já têm dono e voce eventualmente estará sujeita a mudar a denominação, já aconteceu uma vez com um cliente do meu escritório.

Dessa forma, seria mudar agora a ter transtornos quando a empresa já estiver em plena atividade.

Aí realmente teria que fazer todas as alterações cadastrais, devendo pagar novas taxas [no caso de alteraração da denominação social].

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 19 maio 2014 | 14:06

Simone, olá!!

Não vejo a necessidade de realizar uma Alteração Contratual para este fim, mesmo que exista outra empresa com nome parecido.
Se a Receita Federal aceitou, a Junta também, não há oque temer, para isso se faz nossa CONSULTA VIABILIDADE e DBE.
Se realmente desejar, realize somente uma alteração no DBE alterando o Nome Fantasia e pronto.

Abraço.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.