x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 782

regularização de empresa

CRISTIANE

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 15:49

Olá

Estou começando agora em um escritório contábil e meu primeiro desafio foi regularizar uma empresa (comércio varejista)

Bom...

Fiz pesquisa junto a Receita Federal, INSS, e Simples Nacional

o que foi me passado que existem sim alguns débitos desta empresa em alguns meses de 2009, 2011, os quais consigo através do código de acesso gerar as guias para pagamento, mas minha dúvida maior é o seguinte:

- estamos em 2014 e pelo que vejo nos anos de 2012,2013,2014 não foi feito nenhum tipo de recolhimento para esta empresa, mas estes não aparecem em débito?
- é um loja de roupas e ela faz compras usando a inscrição estadual dela , mas NUNCA emitiu nenhuma Nota fiscal de venda????? como ela contabiliza seu faturamento????
- e quanto a utilizar uma máquina de cartão de crédito que esta credenciada em seu cnpj? ? isso não comprova faturamento, ela não teria que pagar imposto sobre esses recebimentos, já que esses são provenientes de suas vendas????

Como já falei anteriormente, estou começando, acabo de me formar em técnico em contabilidade, mas o curso que fiz foi mega fracoooo, não tive nada sobre isso , e agora este é um dos meus testes no estágio probatório, espero que alguém possa me ajudar, preciso muito ficar neste emprego!!!

Jadir Murara Machado Lopes

Jadir Murara Machado Lopes

Prata DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 17:32

Olá Cristiane,

- estamos em 2014 e pelo que vejo nos anos de 2012,2013,2014 não foi feito nenhum tipo de recolhimento para esta empresa, mas estes não aparecem em débito? É bem provável que foi entregue a declaração do simples sem movimento, veja se foi mesmo.

- é um loja de roupas e ela faz compras usando a inscrição estadual dela , mas NUNCA emitiu nenhuma Nota fiscal de venda????? como ela contabiliza seu faturamento???? Se ela fez compras e não teve emissão de nota fiscal, ela pode alegar duas coisas, vendeu e não emitiu a nota fiscal e/ou que apresente uma relação informando que esta mercadoria esta em estoque.

e quanto a utilizar uma máquina de cartão de crédito que esta credenciada em seu cnpj? ? isso não comprova faturamento, ela não teria que pagar imposto sobre esses recebimentos, já que esses são provenientes de suas vendas???? sim teria que declarar pelo menos os valores vendidos pelo cartão.

Cristiane,

O que tem que ver com seu cliente é sobre os problemas futuros que podem ocorrer, perante uma fiscalização onde o contador responsável também pode sofrer penalizações por omissão de informações corretas ao fisco.

Não traga para você e/ou escritório tais responsabilidades, converse com o cliente e alerte ele dos problemas que podem ocorrer perante um cruzamento de informações, caso ele tenha essas entradas de mercadorias que você mencionou e não vendeu nada com nota fiscal ele que apresente uma relação do estoque e você considere como estoque, o que pode ocorrer também perante uma fiscalização no local é se o fiscal querer ver o estoque, é outro cuidado que tem que tomar.

Neste caso o mais correto a fazer caso houve as vendas sem a emissão dos documentos fiscais, é seu cliente informar os valores das vendas mesmo sem emissão de nota fiscal, declarar o valor para a Receita e pagar os devidos impostos.


CRISTIANE

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 08:47

Olá Jadir,

Primeiramente, muito obrigado pela orientação, são tantos detalhes que temos que prestar atenção, e tenho muito medo de falhar e gerar uma multa ou um problema maior para o cliente.

Quanto a declaração do simples, foi entregue até 12/2012 pelo que verifiquei, agora faço então o ano de 2013 sem movimento e depois começo a lançar os valores corretos em 2014, né?

Se eu quitar as pendências junto ao Simples , provavelmente eu quite tbem essas pendências que estão aparecendo junto a previdência, as pendências de GFIP? ou mesmo assim devo enviar a GFIP (ela não possui empregados)?

Abç!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.