x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.043

Dúvidas CLT com MEI

Diogo

Diogo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 11:17

Bom dia,

acompanho o fórum faz algum tempo que sempre me tirou várias duvidas (e na minha opinião é a melhor fonte de informação),
porem hoje resolvi fazer meu primeiro post pois não encontrei respostas claras em nenhum lugar.

Vou explicar minha situação:
Atualmente trabalho como CLT (em São Paulo) e declaro imposto de renda todo ano, um imposto de renda simples apenas com salário, poupança e sem dependentes.

Gostaria de abrir um CNPJ (também em São Paulo), vi que MEI é o mais indicado para o meu caso.

Quero comprar (apenas produtos nacionais) e revender produtos.

Aprendi os seguintes pontos sendo MEI:
- Pago o imposto todo mês (ISS+ICMS+INSS), e o INSS contribui para a aposentadoria total do que pago como CLT
- É opcional declarar NF para PF, e obrigatório para PJ
- Se não possuir renda acima de R$60.000,00/ano posso ser MEI, ok pois não pretendo tão cedo ultrapassar o limite.

até ai ok.

Agora vem as dúvidas (tudo levando em conta que serei CLT com MEI):

1) Se eu declarar NF de venda a um PJ, quanto de imposto eu pago em cima do valor da NF? (ou de que forma é calculado o imposto, se é que existe)

2) E se eu tiver que declarar para PF (caso o comprador solicite a NF), paga imposto? Se sim, quanto?

3) Como eu sou CLT, na hora de declarar o meu IRPF anual sou obrigado a indicar que sou um MEI?
Se sim, como proceder e quais os riscos de excesso de impostos eu posso sofrer?
Devo declarar minha renda como MEI no ano e vai existir impostos sobre isso? (tudo considerando que sou CLT também)

4) Devo ter anotado tudo o que compro (guardando a NF de entrada) e vendo?
Ok, eu anotaria naturalmente, mas para fins de fiscalização da Receita devo me preocupar com algo?

Muito obrigado.

At,
Diogo.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa