x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 887

alteração contrato social

MARIO JR

Mario Jr

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Processos
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 10:51

Bom dia, a situação é a seguinte: em 18/12/2013 foi assinado e reconhecido em cartório o contrato social referente aumento do capital da empresa, foi registrado no nos livros e consequentemente no balanço de 2013, o registro na JUCEPE está com a data de 29/01/2014, fomos registrar o balanço na Junta que solicita que o capital social permaneça o anterior, minha pergunta é, o que a junta pede está certo? uma vez que aumentei o capital em dezembro, reconhecido em cartório, ou essa alteração de fato só tem validade quando do reconhecimento da JUCEPE? se possível gostaria do amparo legal.

Obrigado pela atenção.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 11:33

Mário,

Parece-me (quase que certamente) que a Junta Comercial está correta, pois, mesmo datada em 2013, a Alteração Contratual que eleva o Capital da sociedade só foi arquivada na J.Comercial em 2014, portanto, não se tem como atribuir o novo valor ao ano findo (2013) uma vez que qualquer modificação no Contrato Social tem sua validade (ou efeitos legais) condicionada a este arquivamento no referido órgão.

Certamente encontrará a base legal no Decreto 1800/94 - desculpe-me a imprecisão quanto ao artigo...

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.