x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 769

Registro de empresa - Inatividade - Possibilidade - Custos

João Gabriel Miranda Schwerz

João Gabriel Miranda Schwerz

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 17:11


Tenho o interesse de registrar uma empresa, no entanto, gostaria de mantê-la inativa inicialmente. Necessito do registro da empresa neste momento para fins de registro de uma marca, posteriormente pretendo torna-la ativa.

A minha dúvida é a seguinte:

1) Posso registrar uma empresa, e de início mantê-la inativa?

Se sim,

2) Isso é possível como MEI e como ME?

3) Qual das duas acima demanda menos custo (financeiro) de manutenção mensal?

4) O que necessito para mantê-la inativa?


Att., João Schwerz.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 10:41

João,

As Juntas Comerciais prevêem um tipo de arquivamento que, creio eu, servirá exatamente ao seu propósito: é a "Comunicação de [/b]Paralização Temporária das Atividades". Quando ainda DNRC, disponibilizavam até o modelo. Confesso-lhe que ainda não cheguei a verificar como DREI, se bem que, quase que certamente, deve estar lá.

Procure certificar-se na J.Comercial do seu Estado. Claro que todos os procedimentos de abertura da empresa, deverão ser efetivados e, só então poderá utilizar-se do tal arquivamento.

Enquanto perdurar a paralização - vc estabelece no texto o tempo - qualquer ônus incidirá sobre a sua empresa.

Sucesso na pesquisa.

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.