x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.363

Devo ter uma única empresa com vários CNAE ou várias empresa

José Araujo Filho

José Araujo Filho

Iniciante DIVISÃO 5, Corretor(a)
há 10 anos Domingo | 15 junho 2014 | 23:04

Olá pessoal!

Possuo uma EI (Empresário Individual) no qual meu contator (que sumiu e não deu notícias) fez a alteração para as seguintes atividades:

*Principal:
41.10-7-00 - Incorporação de empreendimentos imobiliários

*Secundárias:
68.10-2-02 - Aluguel de imóveis próprios
68.21-8-01 - Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
68.21-8-02 - Corretagem no aluguel de imóveis
68.10-2-01 - Compra e venda de imóveis próprios
68.22-6-00 - Gestão e administração da propriedade imobiliária

Porém por ser uma E.I. não tem personalidade jurídica e não posso adquirir imóveis, por isso vou abrir uma EIRELI ou LTDA e manter essa do jeito que está por enquanto.

Atualmente estou trabalhando com 4 ramos:

*Compra e Venda de Imóveis Próprios
-Possuo 15 terrenos de baixo valor 15-40 mil (geralmente em rua de terra) para revender;
-Tenho quase 20 terrenos vendidos parcelado para meus clientes, as vezes faço até 96 parcelas;
-Costumo comprar, esperar um pouco, as vezes fazer uma terraplanagem e vendê-lo;
-Também arretado bastante terreno em leilão;

*Imóveis de Aluguel
-Comprei 3 terrenos (ainda financiados c/ loteador) e construi 4 casas (muito boas);
-Recebo pelas casas R$ 2.200,00 - descontado 10% da imobiliária;
-Vou iniciar ainda este ano 2 sobrados para locação;

*Incorporação Imobiliária
-Estou construindo 2 casas populares com preço final de R$ 190.000,00;
-Vou iniciar a construção de outra casa com preço final de R$ 160.000,00;
-Quero viver disso, fazendo 2 ou 3 casas por ano;

*Corretagem Imobiliária
-Sou corretor de imóveis e presto serviços para uma loteadora (mas não me pedem NF);
-Eventualmente faço avaliação (PTAM) pela norma ABNT;
-Eventualmente faço venda de terceiros (mas meu foco é venda de loteamento);
-Em breve quero administrar imóveis e loteamentos de terceiros;

Minha preocupação é que todo meu patrimônio (principalmente as casas para venda em breve) estão no meu nome Pessoa Física.

Quero deixar tudo nome de Pessoa Jurídica para pagar menos tributo na hora da venda e IR do aluguel.

Desejo pagar tudo certinho os impostos, mas quero pagar o mínimo possível e dentro da lei, pois sinto que como PF está sendo mais oneroso.

A questão é qual a melhor forma de fazer isso, se é abrir uma única empresa com as atividades de "Incorporação imobiliária, compra, venda, locação de imóveis próprios, avaliação, administração de terceiros, corretagem e etc".... ou abrir uma empresa exclusiva para Incorporação Imobiliária e Compra, Venda e Locação de Imóveis próprios. E outra empresa para o ramo de corretagem em geral?

Pois tal atividade não se enquadra do simples, outra dizem que pago mais impostos, um outro contador me disse que se cada empresa tivesse uma finalidade seria menos tributado.

O que vocês me aconselham?

Obrigado

Augusto Carvalho

Augusto Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 junho 2014 | 11:44

Bom dia José Araujo Filho,

a príncipio posso te dizer que abrir 2 empresas seria o ideal, tanto para recolher menos tributos quanto para ter maior controle dos seus negócios. É claro que tem que considerar que com 2 empresas teria tambem custo dobrado com serviços contabeis, mas ainda seria vantajoso.
Agora, a melhor forma de dispor as suas atividade em cada empresa, só seria possivel saber após uma detalhada analise de cada uma feita entre você e o contador.
Qualquer dúvida estou a disposição. Meu e-mail é @Oculto

Att,

Augusto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.