x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 2.124

Qual o melhor Tipos de Pessoa Jurídica

Karolliny Lima

Karolliny Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 09:01

Olá Pessoal!

Recebi proposta pra trabalhar como PJ, no entanto não sei quais são as vantagens e desvantagens de ser uma pessoa jurídica: Simples Nacional, Mei, Me....etc, bem como quais seriam as minhas obrigações em quando pessoa jurídica.


Alguém poderia me dar essas instruções? Ou indicar fontes segura para que eu possa entender o contexto...

Atenciosamente,

Analista de Sistemas - Engenheira de Requisitos
Email: [email protected]

"Bem aventurados os de coração puro, pois verão a face do Amor Eterno."
Dimitry Pedrosa

Dimitry Pedrosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 09:32

Olá Karolliny Lima,

Há vários fatores relacionados que podem influenciar na hora de você escolher o regime de tributação. De uma forma bem simples, você deverá saber se a sua atividade é permitida para ingresso no MEI ou no Simples Nacional como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.

Aqui você poderá pesquisar as atividades permitidas ao MEI
Aqui você pode pesquisar as atividades que NÃO podem ingressar no Simples Nacional

Também deverá ter em mente o valor da receita estimada para o ano para saber qual o regime lhe será mais vantajoso e, ainda, se poderá optar pelo mesmo.

Por último e não menos importante sente-se com um Contador e tenha uma boa conversa sem compromisso como ele.

Forte abraço!
Dimitry Pedrosa
------------------------------------------
>> http://dimitrypedrosa.com <<
------------------------------------------
Karolliny Lima

Karolliny Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 10:11

Olá Dimitri,
Olá Marcelo,

Agradeço pela resposta.
Irei prestar serviço de análise e desenvolvimento de sistemas. E nos arquivos que vc enviou não encontrei uma opção que se encaixe no ramo da minha atividade. :(

No link que Marcelo enviou, observando as rendas anuais, acredito que me encaixarei como MEI ( até 36.000,00 mil por ano). No entanto, nao tiro a possibilidade receber mais que isso durante o ano, assim, passaria a ser tributado como Micro Empresa ( até 240.000,00 mil por ano). Está certo ou entendi errado?

No MEI eu teria muito mais vantagens quanto a tributação, mas se no ano eu passar de 36 mil, o ocorre?
Eu posso trabalhar com carteira assinada e prestar serviços com a micro empresa?

Atenciosamente,

Analista de Sistemas - Engenheira de Requisitos
Email: [email protected]

"Bem aventurados os de coração puro, pois verão a face do Amor Eterno."
Dimitry Pedrosa

Dimitry Pedrosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 13:39

Olá Karolliny,

A atividade de análise e desenvolvimento de sistemas não pode ser exercida no Simples Nacional, seja MEI (até R$ 60.000,00), seja ME (até R$ 360.000,00) ou EPP (até R$ 3.600.000,00).

Sim. Você pode ser dona de uma empresa e ainda ter carteira assinada.

Forte abraço!
Dimitry Pedrosa
------------------------------------------
>> http://dimitrypedrosa.com <<
------------------------------------------
Karolliny Lima

Karolliny Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 15:02

Pessoal,

Se a minha atividade não está enquadrada para o MEI eu terei que ser uma pessoa jurídica do tipo &quot;Pequena Empresa&quot; ou não?
Qual seria a mais aconselhada uma vez q estimo ganho anual de 60 mil?

p.s: Desculpe as perguntas redundantes, é que não entendo muito isso.

Atenciosamente,

Analista de Sistemas - Engenheira de Requisitos
Email: [email protected]

"Bem aventurados os de coração puro, pois verão a face do Amor Eterno."
PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 15:30

Karolliny Lima

Você precisa separar o que é enquadramento, que pode ser Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte e Empresa de Grande porte, de forma de tributação, que pode ser SIMPLES, Lucro Presumido e Lucro Real.

Você pode constituir uma empresa, sendo Micro Empresa, e não ser optante pelo Simples Nacional. Precisa deixar isso bem claro.

Sendo assim, se sua atividade não pode ser simples (consequentemente não pode ser MEI) , acredito que a melhor opção, ainda que bastante onerosa, é o Lucro Presumido.

Sugiro que procure um contador de sua confiança para auxiliá-la no planejamento desse novo empreendimento.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.