x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.816

Desenquadramento do MEI

GILMAR PEREZ LAHOZ

Gilmar Perez Lahoz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 junho 2014 | 16:10

Boa tarde, meu cliente precisa prestar serviço para a Prefeitura e não pode ser MEI. Ele é MEI.
Pergunta: Para não ter que esperar até janeiro/2015, posso abrir uma empresa individual para ele, e por esse motivo solicitar imediatamente o cancelamento do MEI? Já que o MEI não pode ser sócio de outra empresa? Desde já obrigado.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 08:27

Gilmar Perez Lahoz
Bom dia

Dadas as circunstâncias, primeiramente deverá proceder com a baixa do MEI, findo o processo poderá iniciar o de constituição de uma nova empresa não optante pelo Simei.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
GILMAR PEREZ LAHOZ

Gilmar Perez Lahoz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 09:21

Bom dia Paulo, obrigado pela resposta, mas minha dúvida é com relação aos debitos do MEI. Posso encerrar o MEI com algumas guias pendentes de pagamento? Na consulta das perguntas frequentes no site do Empreendedor, diz que as guias deverão ser pagas, mas não especifica se devem ser pagas antes da baixa. Obrigado

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 09:35

Gilmar Perez Lahoz

Conforme instruções do próprio portal para baixa do Mei as guias deverão estar quitadas, todavia já houveram relatos de empresas baixadas sem antes da quitação dos mesmos.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Roni

Roni

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 21:06

Gilmar

Boa
noite.

Em primeiro lugar o MEI não é impedido de prestar serviços a prefeituras. Salvo raras exeções. E em segundo lugar voce não precisa baixar o MEI para abrir uma empresa individual. Voce pode fazer uma alteração na junta comercial e manter o mesmo CNPJ. Por outro lado, se voce está com as guias do mei em atraso, aí sim, estará impedido de prestar seviços a prefeitura por não apresentar a certidão negativa do INSS.


abraço

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 09:11

Perfeita colocação e explicação do Roni.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.