x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.365

Alteração de nome de sócio retirante

ROSIANE

Rosiane

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 16:37

Boa tarde,

Estou fazendo uma alteração contratual onde está sendo alterado o quadro societário, a razão social, o nome de fantasia, endereço e objetivo, a sócia que está se retirando da sociedade teve seu sobrenome alterado recentemente, a minha dúvida é como devo proceder neste caso, se menciono no contrato no contrato o nome da sócia já com novo sobrenome ou se devo criar uma cláusula mencionado a alteração.

DANIELLE GONÇALVES SILVA

Danielle Gonçalves Silva

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 16:46

Rosiane, boa tarde!

Se ela está saindo não precisa atualizar os dados, até por que a Junta não pede documentos de sócios retirantes.

Se você redigir a alteração contratual com o novo nome vai dar conflito no banco de dados da junta.

Eu sugiro excluir ela com os dados antigos.

Danielle Gonçalves
Administradora e Contabilista
DGS Assessoria Empresarial & Contabilidade
Salto - Itu - Indaiatuba e Região
[email protected]
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 16:47

Rosiane,

Pode fazer dos dois modos, se bem que, no preâmbulo, a informação já basta, ou seja: quando estiver qualificando os sócios, pode colocar Fulana de tal (nome civil anterior), atualmente sob o nome civil ...(nome civil atual), brasileira, casada sob o regime da comunhão ....., , empresária.....

Pode utilizar-se de cláusula e comunicar o novo nome civil da sócia - desde que no preâmbulo, informe só o anterior.
Em ambos os casos, não esqueça de anexar ao processo, cópia autenticada do documento comprobatório da mudança - certidão de casamento ou equivalente, ou da carteira de identidade, no caso de já constar averbada a certidão citada.

Danielle,

Se a sócia que mudou o nome civil (por casamento ou divórcio) já comunicou a mudança na RFB (atualização no CPF), não conseguirá deferimento desta se insistir em colocar na Alteração, o nome anterior.

Recomendações.

DANIELLE GONÇALVES SILVA

Danielle Gonçalves Silva

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 junho 2014 | 09:53

Jacyara,

obrigada pela complementação das informações.

Da última vez que encaminhei um processo pela Junta de SP foram estas a orientações que recebi. Mas toda via suas informações estão mais atualizadas que as minhas.

Agradeço.

Danielle Gonçalves
Administradora e Contabilista
DGS Assessoria Empresarial & Contabilidade
Salto - Itu - Indaiatuba e Região
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.