x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.312

Procedimentos para baixa de filial em outro estado

alex rocha

Alex Rocha

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 13:41

Senhores boa tarde,

estou com uma dúvida. Tenho uma empresa registrada em cartório cuja matriz esta localizado no Rio de Janeiro e sua filial esta em Fortaleza. Tenho que dar baixa na filial.

Minha dúvida é: faço o distrato social da filial e dou entrada no cartório de Fortaleza e depois dou entrada no cartório do Rio de Janeiro ou não preciso informar ao cartório do Rio de Janeiro?

Desde já agradeço a todos.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 14:54

Alex,

Não seria um "Distrato Social" da Filial que terá que elaborar, e sim, uma Alteração Contratual extinguindo-a. Arquive (ou registre) primeiro no Cartório onde está registrada a matriz (RJ) e depois, leve uma das vias para registro no Cartório do Estado que sedia a Filial (CE). Toda e qualquer Alteração que promova na sociedade, inclusive as que tratam de Filiais (abertura, alteração e Extinção), devem ser arquivadas primeiro no Cartório onde o estabelecimento matriz foi registrado.

Recomendações

Fernanda Sayuri Fukui

Fernanda Sayuri Fukui

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:34

Bom Dia, foi feita o distrato social de extinção da Matriz situada no Paraná, agora a empresa quer fazer a extinção da Filial do Mato Grosso.
Eu faço o distrato Social, citando que a Matriz foi extinta (inclusive o registro e data da extinção), e coloco os dados da filial a ser extinta (inclusive NIRE e data do registro)?

E eu arquivo onde? No Paraná primeiro e depois no MT? ou só no MT?

Empresária Contábil com especialização na área fiscal e tributária e pós graduada em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. Atualmente Sócia e Fundadora da empresa BF CONSULT. Mais de 10 anos de experiência na área, atuando com gestão de tributos, planejamentos e recuperação tributária, tendo assessorado empresas nacionais nas mais diversas operações.
Cleide Bortolini

Cleide Bortolini

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 15:49

Boa tarde, ao gerar o relatório complementar de situação fiscal de uma empresa, descobri que essa empresa tinha filial que foi encerrada em 1991 na alteração contratual e ainda gerando pendência como Ausência de GFIP, porém o CNPJ ainda constava como ativo, baixei na Receita Federal, qual a maneira que devo proceder para regularizar essa pendência? Como faço para verificar se a filial consta em aberto na Caixa Econômica?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.