x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 16

acessos 12.206

Empresa Padaria

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 15:19

Boa tarde a todos os colegas. Preciso de uma orientação.

Estou realizando a constituição de uma nova empresa - Padaria - e tenho as seguintes dúvidas

Referente o CNAE - Achei: 1091-1/02 Padaria e confeitaria com predominância de produção própria
Achei : 4721-1/02 Padaria e confeitaria com predominância de revenda ;comércio varejista
Entendi que = Na padaria , tanto vai haver a produção própria (como pães , doces , bolos ) - como a revenda também ...(leite , café, etc...)- Seria isso mesmo?

O proprietário pretende atuar no ramo de padaria e restaurante = O nome de firma individual pode ser: FULANO DA SILVA PADARIA E RESTAURANTE ME ? (como eu disse será empresário individual)...

- Ou posso colocar apenas o nome = FULANO DA SILVA PADARIA (e colocar as CNAES secundárias de restaurante , etc...)

Agradeço o colega que puder me ajudar.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 15:52

Carina Dias, vocês que irão definir as atividades, portanto se a empresa vai ser padaria e restaurante, problema nenhum colocar isso na razão social

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 15:57

Oi Marcelo... Ok! Até aí entendi ... mas ainda continuo com a seguinte dúvida :

Qual a diferença entre : Padaria e confeitaria com predominância de revenda ;comércio varejista e Padaria e confeitaria com predominância de produção própria .
Pode me orientar?

Abs e Obrigada!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 16:08

Carina Dias, aqui no escritório temos uma padaria, e enquadramos ela como padaria e confeitaria com predominância de revenda e não temos nenhum problema, a diferença é que se a predominância for na produção ela pode ter que se enquadrar como industria

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 16:40

Olá Carina, temos aqui no nosso escritório uma padaria com o CNAE com predominância de produção e realmente quanto coloca isso tem que enquadrar como indústria.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 18:05

Bom,

Se a padaria fabrica seu próprio pão, será classificada como Indústria.

Podemos ver o Cnae: 1091-1/02 - a fabricação de pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos de padaria com venda predominante de produtos fabricados no próprio estabelecimento (padarias tradicionais)

Mas se apenas revende utiliza-se: 4721-1/02 - PADARIA E CONFEITARIA COM PREDOMINÂNCIA DE REVENDA.
-> o comércio varejista de pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos

Abç.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 21:02

Boa noite Felipe e Wesley...tdo bem?

Mas ... neste caso , a padaria vai produzir = a fabricação de pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos de padaria
Entra então como CNAE principal : com predominância de produção.
Ainda assim estará enquadrada no Simples Nacional.

Posso agregar aos CNAES de atividade secundários restaurante?

Grande Abraço a vcs ! Obrigada!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 08:43

Carina Dias, pode sim,, sem problemas, aconselho a também incluir alguns CNAES de comércio varejista, já que imagino que a empresa também venderá outros produtos no estabelecimento.

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 08:46

Bom dia Carina, você pode enquadrar a empresa no simples normalmente e não há problema algum colocar a atividade de restaurante como secundaria.
Abraços.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
LILIANO LUIZ DA SILVA NASCIMENTO

Liliano Luiz da Silva Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 09:36

Carina

Bom dia!

Uma Dica
Quando se tá constituindo uma empresa e coloca essa expressão: Produção própria / Indústria / Fabricão, essas empresas ficam mais passivas de fiscalização, pois requer um lugar adequado para tal produção ou Indústria.

aconselho colocar apenas a expressão revenda, e acrescentar alguns CNAES para complementar a empresa.

à disposição


Liliano Luiz
Contador

[email protected]

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 09:37

Bom dia a todos

Estou com uma duvida com relação a atividade 1091-1/02 - Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria.
Consulto aqui no portal a alíquota do simples o sistema joga Comercio anexo I, mas essa atividade esta como fabricação e isso não era pra ta no anexo II. Já que no CNPJ esta atividade é em Industria de transformação.

Agradeço pela atenção

João Neto

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 09:53

Bom dia João Neto, nesse caso com essa atividade ao gerar o DAS no sistema do simples o correto é você selecionar: Venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte, exceto para o exterior.
Bom trabalho, abrçs...

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 17:45

Boa tarde a todos os colegas que me auxiliaram até aqui ref. as CNAES de padaria. Peço perdão pela insistência ...Mas , me resta uma pequena dúvida ainda ...

- Se eu utilizar a CNAE principal 1091-1/02 - a fabricação de pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos de padaria com venda predominante de produtos fabricados no próprio estabelecimento - Esta atividade estará sujeita a CESTESB? (pois , na verdade , este cliente é um simples comércio ...mas ele como eu disse , fabrica o próprio pão , bolo e outros ...mas para a própria padaria dele).

Posso utilizar este mesmo? Pois , o que justamente não quero é que o cliente seja obrigado a CETESB!

Grande Abraço a todos!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 17:58

Meu cliente que é uma padaria não foi preciso CETESB apenas foi um pouco mais exigido na prefeitura na hora da licença de funcionamento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.