x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.102

Alterar MEI para ME

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 julho 2014 | 22:25

Boa noite a todos os colegas do Fórum! Por favor , preciso muito da orientação de todos!

Tenho um cliente que vai abrir uma padaria. O mesmo possui um CNPJ MEI (desde 2011) - acontece , que foi aberto com capital de R$ 1,00 (pode???) ... Ele jamais trabalhou com este MEI - não pagou nenhum DAS e não declarou as SIMEI(S) anuais.

Por favor colegas ... o que eu devo fazer? O que vai ficar mais fácil e rápido?
- Cancelar a MEI e abrir uma nova empresa - Empresário individual?
- Ou enquadrar a MEI como ME?

Se eu for pela 1ª opção - após pedir a baixa da MEI , quantos dias após posso abrir nova empresa?

Grata! Abs!!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 13:03

Carina Dias

Primeiramente para migrar de MEI para ME só pode em janeiro de 2015, pela opção que você citou.

Para dar baixa ela será efetuada, mais todos débitos e multas das declarações irão pro CPF dele e poderá gerar impedimentos quanto a opção do Simples Nacional da nova empresa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Dione Braum

Dione Braum

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 13:14

Carina,

Então, pode aproveitar esse mesmo CNPJ, verifique quais são as atividades que estão no CNPJ. Caso ele ainda não tenha essa atividade é só incluir e depois fazer o desenquadramento para ME na qual se tornará Micro Empresa e permanecerá no Simples Nacional.

Aqui no ES, já fiz isso. Inclui outras atividades ainda na modalidade de MEI, fiz o desenquadramento joguei para ME e depois transformei em sociedade.

Certamente optaria em fazer o desenquadramento para ME, é mais tranquilo, e quitava as guias em aberto.

Att.,

Dione Braum

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 14:45

Boa tarde Phillipe e Dione ... primeiramente quero agradecê-los pela ajuda ...

Mas ainda ficaram algumas dúvidas ... referente a orientação do Phillipe = Eu não posso fazer o desenquadramento da MEI a qualquer tempo? E já prosseguir com os devidos pedidos?

- Independente , o cliente terá de pagar os Das em aberto certo? Vou ter que recalcular ...(então compensa ficar com o CNPJ da MEI mesmo)...

- Quanto as cnaes de atividade ...acredito que existam Cnaes que não se adequam ao MEI - neste caso , o procedimento correto seria : desenquadrar - Pagar os Das em aberto e proceder com as alterações de cnae , etc...

- Encerrando esta MEI - Quanto tempo depois consigo abrir um empresário Individual?

Grata Mais uma Vez!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.