x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 926

Encerramento de atividades

ELIANE

Eliane

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 16:49

Estou encerrando uma empresa onde ela tem um dívida de um empréstimo em espécie com um dos sócios. A empresa não conseguiu vender todo o seu ativo e os sócios acordaram em transferir o restante desse ativo para quitar a dívida com esse sócio. Minha dúvida é como resolver isso fiscal e contabilmente. Posso emitir NF de transferência de ativo? Ou tem que ser de venda de ativo? Posso usar o valor contábil para a venda/transferência do bem? Em caso de bem totalmente depreciado como proceder?

LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:00

Boa tarde Eliane

Entendo que, se esse empréstimo está registrado na contabilidade, se existe o bem que ainda não foi vendido e esse mesmo bem, servirá para quitar a dívida do sócio em questão, sim, vc pode baixar esse empréstimo com o bem, destinando-o para tal finalidade. Se o referido bem está totalmente depreciado, não há que se falar em apuração de lucros, consequente em pagamento de imposto. Será considerado baixa simples do ativo para quitação de dívida.

Espero ter ajudado

Abraços
Leandro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.