Sidney Gomes
Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Prezados, bom dia!!
Tenho uma dúvida para o seguinte caso:
Um cliente tem uma empresa individual, micro empreendedor (me) optante pelo simples nacional. A empresa dele está sem operação deste de 2012, no entanto, o cadastro apresentado na consulta na receita federal é como "empresa ativa". Ele gostaria de voltar a emitir notas por esta empresa. Esta empresa tem como sede a o município de Praia Grande, no entanto, ele quer passar a empresa para São Paulo. O tipo de serviço que ele presta é de "comunicação e eventos". Ele não tem funcionários e apenas faz emissão de notas para os tomadores de serviços. Minhas dúvidas são as seguintes:
1) Quais as obrigações que ele, como optante do simples nacional, deveria fazer para deixar a empresa com o status regular?
2) Quais são os procedimentos para realizar a transferência da empresa dele de Praia Grande (SP) para o São Paulo (SP)
3) Mesmo ele não possuindo nenhum funcionário, devo também fazer algum procedimento na previdência?
4) Para este tipo de serviço, qual o honorário médio cobrado por escritórios de contabilidade?
Desde já, agradeço a ajuda de todos.
Atenciosamente,
Sidney Gomes
Contador, Graduando em Direito, Auditor e Consultor