x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 973

Migração de ME para MEI

ANDREIA CRISTINA CUSTODIO

Andreia Cristina Custodio

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Domingo | 10 agosto 2014 | 21:42

Boa noite a todos. Tenho uma papelaria enquadrada como ME. Pago mensalmente o valor de 1/2 salário mínimo para um contador que emite minhas guias e recibo de pagamento de salário mensal de minha única funcionária. Pesquisando sobre como diminuir meus custos com minha pequena empresa, li a respeito do MEI e já confirmei que minha atividade e faturamento se enquadram. Conversando com meu contador, ele me informou que só posso fazer a migração em janeiro/2015 e que mais nada posso fazer para diminuir minha despesas por enquanto. Como não estou tendo como pagá-lo, apesar de ter por ele muita gratidão e respeito, estou pensando em pedir a baixa de meu CNPJ neste mês (agosto/2013), ficar sem registro até o final deste ano e em janeiro/2015 pedir minha inscrição como MEI. Alguém poderia me informar quais são os ônus possíveis para esta baixa? Terei que pagar algum valor além dos habituais (INSS, ICMS, FGTS, ISS)? O que estou pensando em fazer é possível? Agradeço a atenção.

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 08:17

Andreia Cristina Custodio realmente você só poderá passar para MEI em janeiro de 2015, poderá até fazer o pedido agora, porém com efeitos a partir do proximo janeiro.

Se quiser baixar sua empresa, primeiramente tem que dar baixa em todos funcionários, caso tenha e recolher FGTS, INSS caso estejam atrasados.

Terá que fazer uma pesquisa de situação fiscal para saber se existe algum débito pendente com o fisco. Estando tudo certo é só seu contador entrar com pedido de baixa. Porém é um processo bem trabalhoso e tem que pagar algumas taxas que variam de acordo com o estado, além de que seu contador também irá cobrar pela mão-de-obra da baixa, justamente, pois é um processo burocrático e trabalhoso.

Carlos Alvarenga Junior

Carlos Alvarenga Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 09:00

Bom dia Andreia

No caso de começar a partir de 2015, realmente está correto, se você tiver a intenção de continuar com o mesmo CNPJ.

Se o caso não for esse e você não tiver interesse em ficar com o mesmo CNPJ. Aconselho a você dar baixa no CNPJ atual e abrir um MEI com outro CNPJ.

Os gastos em relação a espera serão bem menores, tendo em vista que você paga 1/2 salário mensal só de contador.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.