x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 9.857

CREA administrador de empresa

Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 19:11

Ola pessoal,

Estou abrindo uma empresa de engenharia na construção civil, fui para o CREA hoje para fazer o credenciamento da empresa.

No nome da empresa consta a palavra engenharia, por causa disto, eles me falaram que obrigatoriamente o administrador tem que ser um engenheiro registrado no CREA.

Eu sabia que devia constar no contrato social a quem caberá a responsabilidade técnica mas enquanto o fato do administrador ser engenheiro credenciado no CREA, eu não sabia.

Alguém pode me confirmar esta informação?

Grato

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 07:55

Bom dia Alexandre,

Pelas experiências que tive com o CREA, o que o regulamento deste órgão diz é que mais de 50% da diretoria (que eles entendem como quotas e administração), deve ser composta por engenheiros.

No meu caso, tive uma empresa em que dois sócios eram engenheiros e dois não. Distribui o capital da seguinte maneira:

Sócio Engenheiro 1 - 26 %
Sócio Engenheiro 2 - 26 %
Sócio Não Engenheiro 1 - 24 %
Sócio Não Engenheiro 2 - 24 %

Administração da Sociedade:

Sócio Engenheiro 1, Sócio Engenheiro 2 e Sócio Não Engenheiro 1.

Sendo assim, nesse aspecto, as quotas e a administração estão de acordo com o que o CREA prevê como fundamental para o registro do Contrato Social.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 08:42

Bom dia Fernando,

Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento da situação!

O Crea me confirmou que a administração devia ser composta por engenheiros, mas enquanto das quotas não especificaram nada.

Sera que eles se esqueceram nesta questão?

Vou tentar entrar em contato com eles novamente e compartilhar a resposta deles.

Atenciosamente,

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 14:10

Alexandre,

Quando me informei junto ao CREA referente ao indeferimento do processo devido a Diretoria da Sociedade, um dos pontos citados, além da administração, foi o das quotas.

Compartilhe a resposta posteriormente para podermos debater as experiências.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Alexandre

Alexandre

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 16:08

Fernando,

Para poder ter o termo de engenharia no nome de fantasia de uma ltda, o CREA me falou sobre a necessidade de ter pelo menos 50% dos administradores engenheiros e não olham a composição das quotas.

No meu caso sendo engenheiro estrangeiro, meu diploma esta sendo revalidado. O processo para obter um CREA com um diploma revalidado demora 1,5 anos.

Foi visto com o CREA que para poder funcionar esperando minha ART vou tirar o termo engenharia no nome de fantasia e contratar um engenheiro com CREA através de um contrato de prestação de serviços de assessoria para cobrir as habilidades especificadas no objetivo do contrato social.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.