x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.647

Pedido de Inscrição Estadual Obrigatória - Rio de Janeiro

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 14:17

Boa tarde a todos!

A minha dúvida é o seguinte:

Eu abri uma sociedade empresária limitada, enquadrada como ME, no ramo de comércio atacadista em 25/07/2014, ocorreu tudo certinho, CNPJ e Alvará do Município.
Sendo que no ato constitutivo na Junta Comercial do estado do Rio de Janeiro, não se pode colocar a sigla Ltda - ME. Dessa maneira, eu abri a empresa com a seguinte razão social, exemplo: Empresa de comércio variado (sem a desinência Ltda - ME). Só que na Junta, a gente já opta pelo seu enquadramento como ME, e como aqui no RJ, a Junta é vinculada com a Receita Federal, eu pedi o CNPJ junto com a entrada dos documentos na junta comercial. Após esse processo, o contrato social foi deferido e a razão social na Receita Federal, quando eu vou imprimir o cartão do CNPJ, a razão social está desta maneira: Empresa de comércio variado - ME.
Até aqui, ok!

Tentei pedir a inscrição por duas vezes.

1ª) Através do DOCAD, preenchi o formulário eletrônico, só que quando o sistema me pediu a razão social, eu coloquei como estava no contrato social, sem a desinência Ltda - ME. E o DOCAD foi indeferido, com o seguinte erro: "Nome empresarial divergente do Ato Legal e do cadastro na RFB".

2ª) Fiz o mesmo procedimento, só que agora eu coloquei como está no cnpj, razão social: Empresa de comércio variado - ME, e novamente foi indeferido, contendo o mesmo erro citado na 1ª opção a cima, sendo que pediram para acrescentar a desinência "Ltda - ME".

Obs¹: Será que agora, eu colocando a razão social dessa maneira, irá ser deferido? Empresa de comércio variado Ltda - ME

Obs²: Ou será, que eu tenho que fazer alguma alteração, fazer um novo contrato social contendo a desinência LTDA - ME ao final da razão social e dar entrada na Junta Comercial, para pedir para acrescentar tal desiência?

Obs³: E no CNPJ, como consta atualmente a razão social sem a desinência Ltda, consta apenas a razão social e o enquadramento "ME", é preciso fazer alguma alteração de dados no CNPJ, para pedir o acréscimo do Ltda junto a razão social?

Desde já, agradeço-lhes pela compreensão e desculpe pela minha "falta conhecimento" neste assunto, pois estou iniciando nesta prática de legalização de empresas. Obrigado!

Rodrigo Carvalho

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 16:39

Boa tarde Rodrigo,

Há um equivoco em sua colocação, pois a junta comercial e o DBE (nos casos de inscrição de primeiro estabelecimento), não aceitam a sigla "ME". A sigla LTDA deve constar na Razão Social.

Acredito que a maneira mais fácil de solucionar esse problema é fazendo uma retificação do nome empresarial, acrescentando o LTDA.

Entre em contato com a JUCERJA, e veja se existe outra solução.

Att,

Eric Pereira

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho

há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 17:10

Caro, Eric!

Entendi,
No seu entendimento, essa retificação, seria a 1ª Alteração contratual?
Eu teria que formalizar um novo contrato social, com a desinência ltda - me ao final do nome empresarial?
Um DBE para incluir no CNPJ Ltda - ME?
Um Regin para alterar isso tb?
Teria que pagar a taxa da Junta e o DARF outra vez?
Todo procedimento de Alteração?

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 17:22

Não seria uma alteração contratual, e sim um retificação dos dados.
Há modelos de retificação no site do DREI.

Para a JUCERJA, a sua empresa não é "ME". Somente depois de enviar o Requerimento de ME e EPP que você poderá colocar a denominação na Razão Social. Portanto, caso faça essa retificação, coloque apenas o LTDA.

Faça o DBE, com alteração de nome empresarial, e envie cópia autenticada do contrato e da retificadora.

As taxas devem ser pagas outra vez. Infelizmente.

Mas, entre em contato com a Junta Comercial para verificar o procedimento.

Att,

Eric Pereira

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho

há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 17:38

Acabei de consultar a situação cadastral da empresa na Junta, e está como ME.
Pois quando eu abri a empresa, eu coloquei junto com o processo, uma declaração de enquadramento de ME.

Vou me informar amanha na Junta sobre o que devo fazer.

Mas mesmo assim, obrigado pelos esclarecimentos.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.