Rodrigo Carvalho
Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade Boa tarde a todos!
A minha dúvida é o seguinte:
Eu abri uma sociedade empresária limitada, enquadrada como ME, no ramo de comércio atacadista em 25/07/2014, ocorreu tudo certinho, CNPJ e Alvará do Município.
Sendo que no ato constitutivo na Junta Comercial do estado do Rio de Janeiro, não se pode colocar a sigla Ltda - ME. Dessa maneira, eu abri a empresa com a seguinte razão social, exemplo: Empresa de comércio variado (sem a desinência Ltda - ME). Só que na Junta, a gente já opta pelo seu enquadramento como ME, e como aqui no RJ, a Junta é vinculada com a Receita Federal, eu pedi o CNPJ junto com a entrada dos documentos na junta comercial. Após esse processo, o contrato social foi deferido e a razão social na Receita Federal, quando eu vou imprimir o cartão do CNPJ, a razão social está desta maneira: Empresa de comércio variado - ME.
Até aqui, ok!
Tentei pedir a inscrição por duas vezes.
1ª) Através do DOCAD, preenchi o formulário eletrônico, só que quando o sistema me pediu a razão social, eu coloquei como estava no contrato social, sem a desinência Ltda - ME. E o DOCAD foi indeferido, com o seguinte erro: "Nome empresarial divergente do Ato Legal e do cadastro na RFB".
2ª) Fiz o mesmo procedimento, só que agora eu coloquei como está no cnpj, razão social: Empresa de comércio variado - ME, e novamente foi indeferido, contendo o mesmo erro citado na 1ª opção a cima, sendo que pediram para acrescentar a desinência "Ltda - ME".
Obs¹: Será que agora, eu colocando a razão social dessa maneira, irá ser deferido? Empresa de comércio variado Ltda - ME
Obs²: Ou será, que eu tenho que fazer alguma alteração, fazer um novo contrato social contendo a desinência LTDA - ME ao final da razão social e dar entrada na Junta Comercial, para pedir para acrescentar tal desiência?
Obs³: E no CNPJ, como consta atualmente a razão social sem a desinência Ltda, consta apenas a razão social e o enquadramento "ME", é preciso fazer alguma alteração de dados no CNPJ, para pedir o acréscimo do Ltda junto a razão social?
Desde já, agradeço-lhes pela compreensão e desculpe pela minha "falta conhecimento" neste assunto, pois estou iniciando nesta prática de legalização de empresas. Obrigado!
Rodrigo Carvalho